Uma das características na geração da conciliação contábil é que, não importa se você gera mensalmente, a cada três meses ou anualmente, o processo ainda é uma prática assustadora para muitos contadores. Além disso, ele está presente em toda grande empresa e escritório contábil, sendo uma prática crucial para evitar riscos financeiros, auxiliar na demonstração e monitorar fluxo de caixa.
Diversos dias são desprendidos para a conciliação: a necessidade de ter um balanço regularizado, além de ser prova concreta de que aqueles dados são reais, com todos os números de débito e crédito conferidos de maneira correta, é fundamental.
Afinal de contas, caso seja necessária uma auditoria em algum momento, a conciliação gerada corretamente e em mãos é importante. E ainda mais necessária para empresas com capital aberto na bolsa de valores ou fundos imobiliários.
Estamos falando de páginas e páginas de planilhas, sintonia entre créditos e débitos, e mais algum tempo com um olhar fresco para procurar e achar qualquer ajuste que ainda possa ter que ser que ser feito (ou refeito). Tudo isso manualmente, em um arquivo denso de informações no Excel.
Qual é o melhor caminho?
E se esse processo não tomasse dois, três dias da sua equipe? E se ele tomasse apenas algumas horas? E se você conseguisse ter o balanço regularizado e conciliado da sua empresa ou cliente sem precisar nem clicar no ícone do Excel? Tudo de uma maneira fácil, e pronta para exportar e apresentar para clientes e possíveis auditorias?
Pois é, para responder essas perguntas e seguir com nosso objetivo de modernizar o mercado contábil, a HubCount desenvolveu uma ferramenta da família Hub: o HubConcilia.
Assim como os outros módulos da HubCount, o HubConcilia foi criado com o objetivo de facilitar e modernizar o trabalho contábil, nesse caso em específico, a conciliação. A ferramenta automatiza o processo de regularizar o balanço mensal, acabando com a necessidade do longo trabalho manual de verificação de possíveis divergências tributárias, assegurando a precisão contábil em 100%.
E mais do que isso: Não é exagero quando falamos que é possível executar todo processo com poucos cliques. Nós nunca brincamos quando o assunto é otimização de tempo. A HubCount sabe que o velho ditado “tempo é dinheiro” é absolutamente verdadeiro, e não surpreendentemente diversas de nossas ferramentas têm como principal ganho para nossos clientes isso mesmo: o tempo. Com o HubConcilia, todo o tempo desprendido para comparar valores e contas, a mão, para depois gerar um arquivo em Excel, cai por terra. Tudo é resolvido automaticamente, mostrado de maneira fácil em nossa plataforma, liberando o contador ou funcionário para poder focar seus esforços em outros pontos mais estratégicos.
Além de tempo e facilidade, outro ponto que o HubConcilia traz à mesa é confiabilidade. Depois de horas de serviço, dias de conciliação, regularizar o balanço pode cobrar um preço, que pode vir a ser muito caro, da atenção do contador. Um fechamento com valores errados é uma possibilidade comum de erros humanos, e entendível depois de um longo trabalho manual. Porém, esse tipo de erro é anulado com máquinas. Os robôs por trás das nossas ferramentas fazem as revisões e fechamentos de forma automática, apagando a chance de erros, e mais dor de cabeça, no fim do mês.
Mas e o contador? E a empresa? Quando se fala em automação é comum depois se perguntar onde nós, profissionais contábeis, entramos nessa história. E no caso do HubConcilia, entramos como força fundamental para as empresas. O HubConcilia faz parte das ferramentas da Hub com outro objetivo bem claro: gerar protagonismo para o contador. Com demonstrações fáceis de apresentar e exportar para Excel caso seja necessário, nossa ferramenta existe exatamente para dar “munição” para contadores e times financeiros que querem fazer sua presença e contabilidade mais assertiva.
Queremos que você se torne a fonte de informações confiáveis para as empresas, que fique marcado na cabeça de empresários ou dos líderes de sua empresa, como a figura que trouxe aquela conciliação fácil de entender. Apresentada em uma plataforma intuitiva, com um balanço regularizado de maneira perfeita. Aquele profissional que tem salvo e arquivado todas as conciliações feitas nos meses passados, em fácil acesso para pesquisa e futuros insights.
Tem mais uma surpresa dessa nova ferramenta que vou contar para vocês: o HubConcilia trabalha perfeitamente em conjunto com nosso BI Contábil, o HubReport. Então se você já usa nosso Report, vai se surpreender em como suas informações e balanços contábeis vão se cruzar com perfeição na hora de usar o HubConcilia.
A verdade é que, em um mercado cada vez mais moderno e rápido como o meio contábil, quem tem as ferramentas para sair na frente, chega ao sucesso.
E nosso papel é criar estas ferramentas para vocês, profissionais contábeis. Ninguém quer passar três dias fazendo a conciliação no fim do mês, não é? Mas esta tem sido a única opção para muitas empresas, grandes e médias, do mercado. Pois está na hora de mudar isso.
Se interessou pela mudança que vamos trazer ao mercado? Quer saber mais sobre o HubConcilia? Quer ter essa ferramenta em mãos antes que seus concorrentes?
E aí: você está pronto para o futuro da contabilidade?