Promover uma cultura de inovação em escritórios contábeis pode ser um desafio e tanto, especialmente para empresas contábeis estabelecidas há anos. No entanto, não podemos ignorar o fato de que a contabilidade está evoluindo cada vez mais e em ritmo acelerado.
Não abraçar a inovação em seu escritório contábil pode acarretar consequências negativas, como a perda de clientes, a falta de aproveitamento de oportunidades para aumentar os ganhos e uma suscetibilidade maior a erros.
Anteriormente, ser "tradicional" era visto como algo valioso, mas hoje em dia, estar atualizado com o que há de mais moderno no mercado é essencial para se manter competitivo. Se o seu escritório se limita apenas a entregar declarações e serviços básicos, há uma grande chance de seus clientes optarem por contabilidades online mais econômicas.
No entanto, se você deseja revolucionar sua abordagem e entregar valor para seu cliente, essa transformação precisa ser iniciada dentro do seu negócio, incentivando a inovação e a adaptação dentro da própria organização.
A inovação na cultura é uma virada de chave essencial para se destacar no cenário contábil e ofertar serviços de valor agregado, como demonstrações contábeis, financeiras, contabilidade consultiva, relatórios, entre outros.
Pensando nisso, resolvemos listar neste artigo algumas dicas para que essa mudança seja alcançável.
Promover a inovação em seu escritório contábil não se resume apenas em introduzir novos sistemas e automatizar tarefas. Na verdade, é muito mais além do que isso. Sobretudo, é importante que haja uma mudança de mindset dentro da empresa.
Cabe à empresa estabelecer novos incentivos aos colaboradores referente a proatividade, a experimentação e com foco na centralidade do cliente. Essa abordagem transforma o ambiente de trabalho, implementando no time características essenciais para prosperar na era digital.
Para que os funcionários estejam engajados e com vontade de inovar, é preciso criar medidas que os motivem, como, por exemplo, recompensas. Crie mecanismos que reconheçam o empenho daqueles que estão sempre contribuindo com o impulsionamento do seu escritório.
O ideal é que você tenha metas bem estruturadas a serem alcançadas pelo seu time. A cultura de feedback também é muito importante para incentivar a equipe, com a valorização das qualidades individuais, reconhecimento dos pontos fortes e identificação de como pode ser possível melhorar.
Para isso, talvez seja interessante contratar um consultor especializado em cultura organizacional ou designar uma pessoa específica para promover a nova cultura.
Antes de colocar a mão na massa e iniciar novos projetos, você também precisa entender quais ideias e serviços contábeis fazem mais sentido para os seus clientes. Esse passo é super importante para garantir que seus esforços gerem resultados.
Portanto, será fundamental que você se aproxime ainda mais de seus clientes e entenda o que eles precisam, fazendo pesquisas para ajustar suas ideias com entregas que contribuam significativamente com os negócios deles.
Enquanto você aperfeiçoa e desenvolve novos processos, é preciso ter um pouco de criatividade e também praticidade. Não adianta ter uma ideia super inovadora se ela não for útil para o seu escritório de contabilidade oferecer.
Agora é a hora de transformar aquelas ideias abstratas em algo que você possa realmente ver e tocar. No mundo da contabilidade, você pode iniciar criando uma versão básica de um novo serviço.
O objetivo é fazer algo que possa ser testado com clientes que tenha potencial no mercado. Testar é um passo importante para aprender. Selecione poucos clientes com quem você tenha uma relação próxima e analise o que funciona e o que não faz sentido.
Seja franco sobre ser uma fase experimental, isso é muito importante para obter feedback, fazer melhorias, ajustar o produto e deixar sua proposta ainda mais incrível.
O foco de uma abordagem inovadora é no relacionamento com o cliente, identificando como está a saúde das pequenas empresas e levantando soluções. Conseguir entregar valor é o ápice da inovação, explorando ao máximo os recursos e indo muito além de sistemas contábeis.
É conseguir fazer a entrega final com geração de valor e diferencial para o empresário. É de fato desenvolver serviços a partir da demanda que surge assim que o balancete fica pronto. E você pode implementar isso aos poucos.
Além do trabalho bem executado, impressionar os clientes com resultados e apresentações é um dos requisitos primordiais para escalar melhor, especialmente se você começa a atuar com contabilidade consultiva.
A apresentação visual desempenha um papel fundamental na compreensão e interpretação dos dados contábeis, que realmente tem a capacidade de fazer o empresário enxergar valor nos serviços contratados. Inclusive, pode ser utilizado como uma verdadeira isca na captação de novos clientes.
Isso porque os relatórios contábeis e financeiros podem ser intimidadores para os clientes. Por isso, é importante ter em mente o modo como você apresenta esses resultados também faz toda a diferença.
Pensando em impactar ainda mais os clientes durante a apresentação de resultados, a HubCount disponibilizou dentro das nossas ferramentas de BI o HubSlides, um recurso em que você customiza a apresentação do cliente em slides dentro da própria solução.
Levando em consideração todo o trabalho que dá printar telas, colar gráficos e formular novos relatórios para atualizar as informações mensalmente sobre as empresas, agora você pode contar com uma espécie de Powerpoint na plataforma, extraindo as informações sem esforço nenhum.
O HubSlides atualiza os dados dos gráficos diretamente na apresentação, sem que você precise alterar. Além disso, você também pode customizar da maneira que quiser, com as datas de preferência, adicionando novas variáveis, as cores da sua empresa, entre outros.
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