HubCount Para Empresas
HubCount BI
Dashboard Integrado com IA
Alertas+
Gestão e Monitoramento de:
- CNDs
- Mensagens do Governo
- DCTF Web
- FGTS Digital
HubCount Para Contabilidades
HubCount BI
Dashboard Consultivo
Alertas+
Gestão e Monitoramento de:
- CNDs
- Mensagens do Governo
- DCTF Web
- FGTS Digital
Categorias
Demonstração Grátis
Para Empresas
Para Contabilidades
Notícias

Saiba o que é o DET e para que serve

Bruna Dalmas
7/2/2025
3 Min

Mais uma mudança no governo foi feita, trazendo um novo portal para ficarmos de olho: o Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET).

Com a justificativa de facilitar o cumprimento das obrigações trabalhistas, a digitalização do serviço de comunicação entre o empregador e os órgãos de fiscalização promete elevar a segurança e transparência da informação.

Por meio deste novo sistema do governo, será possível receber e acessar atos administrativos, consultar ações fiscais, receber intimações e avisos em geral, consultar processos administrativos, entre outros.

Agora, todas essas notificações serão feitas de forma totalmente eletrônica. Além de poderem ser consultadas no portal do DET, os comunicados também chegarão como mensagens enviadas para os e-mails cadastrados na plataforma.

Após o envio da notificação, o governo considera automaticamente que o empregador tomou conhecimento das informações depois de 15 dias.

Com o objetivo de ajudar a entender melhor o que é o DET, como ele funciona, quais os benefícios que ele traz e como garantir que nenhuma notificação seja perdida, resolvemos trazer neste artigo tudo que você precisa saber sobre esse novo portal.

‍
Afinal, o que é o DET?

O DET é gerido pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Basicamente, foi criado um canal de comunicação eletrônica direto entre a auditoria-fiscal do trabalho e o empregador. Isso significa que, por meio do DET, os empregadores podem:

  • Receber e acessar atos administrativos;
  • Consultar ações fiscais;
  • Receber intimações e avisos em geral;
  • Enviar documentação exigida em processos fiscais;
  • Apresentar defesas e/ou recursos;
  • Gerenciar processos administrativos.

‍

É obrigatório atualizar? Tem prazo?

‍O DET se aplica a todas as pessoas físicas que são empregadores e pessoas jurídicas que tenham ou não empregados, segundo o Ministério do Trabalho.

O sistema está disponível para os usuários atualizarem o cadastro desde 9 de fevereiro, mas a sua utilização foi se tornando obrigatória aos poucos, conforme cada tipo de empregador.

Portanto, para quem é do Simples Nacional, microempreendedor individual (MEI) ou empregador doméstico, é importante ficar atento ao prazo de adesão ao DET. O MTE prorrogou o prazo para cadastro, que agora vai até 1º de agosto de 2024. Essa prorrogação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Já as entidades pertencentes aos Grupos 1 (faturamento acima de R$ 78 milhões em 2016) e Grupo 2 (faturamento abaixo de R$ 78 milhões em 2016) do eSocial já estão obrigadas desde o dia 1º de março deste ano.

Não se cadastrar no DET gera multa?

Não existe multa para quem não se cadastrar ou perder o prazo, mas o governo federal alerta que o empregador poderá ser autuado se for notificado por um auditor-fiscal do trabalho pelo sistema e não responder à notificação. Assim, ter os dados atualizados é uma forma de evitar deixar uma notificação passar.

O que acontece se o empregador não cumprir as disposições do DET?

É obrigatório para o empregador cumprir com as disposições do DET. Caso contrário, ele estará sujeito a penalidades previstas na CLT, incluindo multas que podem variar de R$ 208,09 a R$ 2.080,91.

Como acessar e se cadastrar no DET?

Acessar o DET é simples! Basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site do DET.
  2. Entre com uma conta nível prata ou ouro no gov.br. 
  3. Selecione o certificado digital. No primeiro acesso, cadastre uma palavra-chave e um e-mail.
  4. Informe os dados de contato e salve.


É possível facilitar esse processo? SIM! Já existe automação para o DET! 

Mais uma mudança do governo significa mais responsabilidade para monitorar!

Mas você pode tornar isso menos burocrático e garantir que nenhuma notificação seja perdida com o HubAlertas+!

Dentro da nossa solução de automação, você pode monitorar todas essas notificações na funcionalidade exclusiva de mensagens do governo, garantindo que nenhuma informação ou alerta seja perdido.

Essa função já está disponível e você pode solicitar uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas e conhecer na prática!

‍

Fale com um de nossos especialistas e veja um demonstrativo para o DET!

Últimos posts

Saiba mais

Self-Service BI: O que é e quais os benefícios?

Saiba mais

6 Dicas para Impressionar na Apresentação de Resultados

Saiba mais

Seu cliente vale o que você investe? Descubra usando CAC e LTV

Tags

Inteligência de Negócios
Vendas e Crescimento
Gestão financeira
Sistemas e tecnologia
Notícias
Contabilidade Consultiva

Newsletter

Inscreva-se e receba novidades sobre tecnologia contábil no seu e-mail:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Publicações Recentes

Ver todos os posts ⭢
Vendas e Crescimento

6 serviços contábeis estratégicos para você oferecer no seu escritório

Transforme seu escritório contábil com serviços estratégicos! Listamos 6 serviços contábeis de valor que você pode oferecer e que irão revolucionar seu negócio!
Contabilidade Consultiva

5 passos para implementar contabilidade consultiva do zero

Mudar de um escritório contábil tradicional para um consultivo pode ser uma missão bem desafiadora. Por isso, trouxemos 5 passos importantes para você implementar a contabilidade consultiva no seu escritório do zero! Confira!
Contabilidade Consultiva

O que é análise de dados e como usá-la na contabilidade?

Descubra como a análise de dados e a contabilidade consultiva está reinventando o setor contábil no Brasil, colocando o contador como parceiro dos clientes e sendo peça fundamental para tomadas de decisões estratégicas das empresas.
Vendas e Crescimento

Vendas na contabilidade: 5 dicas essenciais para conquistar mais clientes

Em um mercado altamente competitivo, o contador precisa estar afiado nas práticas de vendas para conseguir conquistar mais clientes. Descubra como a contabilidade consultiva, a tecnologia, o relacionamento e outros fatores podem impulsionar seu escritório contábil!
Vendas e Crescimento

4 motivos para você investir no Onboarding da sua contabilidade

O processo de onboarding na contabilidade fortalece a parceria, ajuda a apresentar valor e a reter seus clientes em relações duradouras. Confira os principais passos para aplicar no seu escritório contábil!
Notícias

Impacto da tecnologia na contabilidade: saiba como os clientes da HubCount estão inovando o mercado

Clientes da HubCount, Jerre Cabral e Thaynara Gonçalves Santos da PP&C Auditores Independentes, e Marcelo Caetano, da Seg Organização Contábil, compartilham os principais desafios e estratégias para se destacar no mercado com inovação. Saiba mais!
Anterior
Próximo

Chegou a hora de desbloquear todo o potencial do seu negócio!

Solicitar demonstração grátis!
Setor da Empresa
Quantidade de CNPJs
Obrigado! Em breve, entraremos em contato! 
Oops! Verifique os campos e tente novamente
Av. Paulista, 1754 - Bela Vista, São Paulo - SP, CEP: 01310-200
(11) 3181 7781
Assine nossa Newsletter
Digite seu e-mail
Inscreva-se
Prazer, HubCount
Blog
Quem Somos
Termos de LGPD
Política de Cookies
Comunicado DPO
Declaração de Privacidade
Para Empresas
Business Inteligence
Monitoramento de Pendências Fiscais
Para Contabilidades
Business Inteligence
Monitoramento de Pendências Fiscais
Copyright © 2025 HubCount - Todos os Direitos Reservados
Índice do blog: