Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e personalizar o conteúdo. Ao apertar "ok", você concorda com o uso. Saiba mais
Recusar CookiesAceitar Cookies
HubCount Para Empresas
HubCount BI
Dashboard Integrado com IA
Alertas+
Gestão e Monitoramento de:
- CNDs
- Mensagens do Governo
- DCTF Web
- FGTS Digital
HubCount Para Contabilidades
HubCount BI
Dashboard Consultivo
Alertas+
Gestão e Monitoramento de:
- CNDs
- Mensagens do Governo
- DCTF Web
- FGTS Digital
Categorias
Demonstração Grátis
Para Empresas
Para Contabilidades
Sistemas e tecnologia

Tradição x Tecnologia contábil: como utilizar as duas a seu favor?

Ariel Francisco
7/2/2025
6 min.

Tradição ainda é um conceito muito defendido por várias contabilidades e é bastante comum entre aquelas que possuem mais tempo de atuação no mercado. Em contrapartida, o mercado nunca viu tantas transformações como nos últimos anos.

‍

Especialmente no que diz respeito à forma como os clientes reagem ao diferencial tecnológico. A contabilidade 4.0 tem sido cada vez mais um diferencial. 

‍

O desenvolvimento a todo o vapor de softwares para facilitar o dia-a-dia de profissionais aumentou significativamente. Entretanto, ainda há uma resistência a essa realidade porque muitos gestores entendem a tecnologia como inimiga da tradição, é sobre isso que queremos discutir neste artigo. 

‍

O que você vai encontrar:

‍

🔹Algumas mudanças não são passageiras

‍

🔹A tradição já foi um diferencial competitivo 

‍

🔹Interação entre contador e cliente é fundamental 

‍

🔹Usando a tradição a seu favor 

‍

Algumas mudanças não são passageiras

‍

Uma contabilidade que não está, neste exato momento, otimizando a sua rotina através dos sistemas de automação é aquela que já está perdendo a sua relevância para o mercado. Eu sei, isso soa um pouco agressivo, mas relatórios recentes do mercado mostram que o cliente dos escritórios contábeis estão cada vez mais exigentes.  

‍

Isso significa que não é somente o argumento da tradição que irá atrair novos negócios para a sua empresa contábil. Ao mesmo tempo, uma contabilidade que possui um nome que carrega uma história nos ombros precisa continuar forte para manter os seus clientes e alcançar outros.

‍

A tradição já foi um diferencial competitivo 

‍

Toda empresa tem um nome a zelar, independente do tempo de atividade no mercado. Quanto mais tempo no mercado, mais o nome importa (branding).  Quando voltamos essa realidade para o mercado contábil, percebemos que há empresas de diversos setores do mercado que são atendidas pela mesma contabilidade há muitos anos. 

‍

Isso faz com que um laço de confiança seja construído.

‍

Mas muitas vezes o fator confiança não é tão decisivo assim, devido a diversidade de serviços contábeis personalizados que têm surgido com preços competitivos, muitos empresários escolhem a escala e o custo na hora de manter ou trocar um prestador de serviço.

‍

Interação entre contador e cliente é fundamental 

‍

Muitas empresas se aproveitaram do desenvolvimento somente para automatizar seus processos, mas para tornarem-se totalmente digitais. Sim, estou falando das contabilidades on-line.

‍

Essas contabilidades hoje oferecem serviços que se equiparam aos das empresas contábeis tradicionais. Entretanto, como o processo é 100% digital, o empresário tem pouco contato com um atendimento. Considerando somente esse fato, a gente consegue imaginar algumas situações que, talvez, você nunca tenha percebido:

‍

🔹Sem um contador, o empresário pode ter certeza de que seus balancetes estão corretos?

‍

🔹Como garantir que todo o processo contábil de uma empresa está sendo executado devidamente, uma vez que não se sabe quem é o contador que está por trás desse processo?

‍

🔹 Que consultoria o empresário pode receber através de uma contabilidade que é 100% digital, onde tudo é executado por robôs?

‍

🔹 Quais gargalos você, como contador, consegue enxergar nas práticas de gestão financeira de seus clientes que uma empresa de contabilidade digital não consegue enxergar?

‍

Em todos esses tópicos é possível enxergar um ponto em comum: o papel do contador é crucial no processo, ainda com utilização de tecnologia de ponta para monitorar os dados contábeis.

‍

Entretanto, para você garantir uma competitividade de alto nível com as contabilidades digitais, é preciso que sua empresa adote práticas que permitam que você consiga dar a atenção devida aos seus clientes. Essas práticas envolvem, desde uma forma correta de pensar contabilidade, oferecendo uma contabilidade consultiva, que enxergue as dificuldades de seus clientes e entregue soluções práticas para ele mudar o seu cenário.

‍

Até a evolução e performance de processos contábeis que você lida diariamente no seu escritório contábil, como a emissão de guias, elaboração de relatórios, consultas nos portais do governo, entre outras. Para ambos os casos, uma solução de automação contábil é mais do que imprescindível.

‍

Usando a tradição a seu favor 

‍

Considerando tudo o que falamos até aqui, percebemos que a tradição não é um argumento-chave que irá segurar ou atrair um cliente. Entretanto, ele pode sim ser usada, se você souber utilizá-lo da maneira correta.

‍

Pense comigo: Se a sua empresa estiver em um nível onde os processos fluem com agilidade e eficiência, sem erros e sem exigir que você tenha sempre que dar atenção a coisas básicas, como, por exemplo, consultar a situação de um contribuinte no portal da Receita. O argumento da tradição será a cereja do bolo, pois servirá para certificar a qualidade dos serviços prestados a outras empresas no decorrer dos anos.

‍

A tecnologia beneficia as empresas tradicionais, porque mostra que ela tem raízes sólidas, mas está sempre interessada em gerar mais valor para os clientes. 

‍

É hora de arregaçar as mangas e mostrar ao mercado que a história que você construiu até aqui não será jogada fora. Coloque sua empresa no lugar que ela merece a partir de hoje e veja os resultados crescerem a seu favor.

‍

Insights e estratégias usadas pelas maiores empresas 

‍

‍Imagina como seria ter acesso a profissionais e ao conhecimento dos maiores escritórios e especialistas do mercado? 

‍

Clique na imagem abaixo para acessar a maior pesquisa do mercado contábil e ter insights, acesso a estratégias e expectativas para os próximos anos no mercado

‍

Garanta já seu certificado exclusivo de participação e tenha seu nome creditado na maior pesquisa do mercado contábil do país! 
‍

Últimos posts

Saiba mais

Self-Service BI: O que é e quais os benefícios?

Saiba mais

6 Dicas para Impressionar na Apresentação de Resultados

Saiba mais

Seu cliente vale o que você investe? Descubra usando CAC e LTV

Tags

Inteligência de Negócios
Vendas e Crescimento
Gestão financeira
Sistemas e tecnologia
Notícias
Contabilidade Consultiva

Newsletter

Inscreva-se e receba novidades sobre tecnologia contábil no seu e-mail:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

    NESTE POST

  • Algumas mudanças não são passageiras
  • A tradição já foi um diferencial competitivo 
  • Interação entre contador e cliente é fundamental 
  • Usando a tradição a seu favor 
  • Insights e estratégias usadas pelas maiores empresas 

Publicações Recentes

Ver todos os posts ⭢
Inteligência de Negócios

Data Storytelling: o que é e qual sua importância na gestão de dados?

Data storytelling é a técnica de contar histórias envolventes a partir da análise de dados. Aprenda a transformar dados complexos em histórias envolventes, proporcionando mais assertividade nas tomadas de decisão mais estratégicas.
Contabilidade Consultiva

Liquidez: entenda a importância deste indicador financeiro

Descubra o que é o indicador de liquidez, como calculá-lo e sua importância para a saúde financeira de uma empresa e qual a diferença entre liquidez corrente, seca, geral e imediata.
Inteligência de Negócios

4 motivos para abandonar as planilhas no gerenciamento de dados

Descubra por que as planilhas não são mais a melhor escolha para gerenciar dados em sua empresa. Veja 4 motivos para buscar alternativas avançadas e tecnologia de Business Intelligence.
Contabilidade Consultiva

O que é a DRE e para que serve?

Saiba como alcançar novos patamares de análise financeira e estratégica com ferramentas avançadas de Business Intelligence para otimizar a interpretação da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Notícias

Passo a passo de como fazer um planejamento financeiro bem estruturado

Aprenda a fazer um planejamento financeiro bem estruturado para garantir a sustentabilidade e o crescimento da sua empresa. Confira as principais etapas e como as ferramentas de Business Intelligence podem facilitar a gestão financeira.
Contabilidade Consultiva

O que é EBITDA e qual a importância deste indicador para uma empresa?

Saiba qual a importância do EBITDA para avaliar a eficiência operacional de uma empresa, geração de caixa e tomada de decisões estratégicas.
Anterior
Próximo

Chegou a hora de desbloquear todo o potencial do seu negócio!

Solicitar demonstração grátis!
Setor da Empresa
Quantidade de CNPJs
Obrigado! Em breve, entraremos em contato! 
Oops! Verifique os campos e tente novamente
Av. Paulista, 1754 - Bela Vista, São Paulo - SP, CEP: 01310-200
(11) 3181 7781
Assine nossa Newsletter
Digite seu e-mail
Inscreva-se
Prazer, HubCount
Blog
Quem Somos
Termos de LGPD
Política de Cookies
Comunicado DPO
Declaração de Privacidade
Para Empresas
Business Inteligence
Monitoramento de Pendências Fiscais
Para Contabilidades
Business Inteligence
Monitoramento de Pendências Fiscais
Copyright © 2025 HubCount - Todos os Direitos Reservados
Índice do blog: