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Operação contábil: Como fazer o gerenciamento e eliminar as multas por atraso

Ariel Francico
7/2/2025
6 min.

Existe um ditado que diz que dinheiro não dá em árvore  Nós podemos utilizar esse termo para diversas situações. Uma delas, por exemplo, é para o monitoramento inteligente e sustentável dos recursos financeiros de nossos clientes.

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A prerrogativa de um serviço contábil é de oferecer aos empresários a organização de suas finanças, que levará a um gerenciamento eficaz do seu orçamento e também de suas responsabilidades fiscais e contábeis. Essa é uma premissa que você, certamente, sabe de cor e salteado. 

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Entretanto, inúmeras são as vezes em que as obrigações não foram cumpridas no prazo e, consequentemente, as pesadas multas e juros foram inevitáveis, o que levou também a insatisfação e reclamações do seu cliente. No limite, foi o fim para muitas empresas.

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Infelizmente, essa é uma realidade que acontece com frequência e afeta escritórios contábeis em todo o Brasil. A pergunta que devemos nos fazer é: como podemos gerenciar esses alertas e evitar erros críticos em uma gestão? 



O raio-X de uma gestão de multas engessada:

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🔹 Ausência de controle nos inúmeros processos contábeis;

🔹 Atrasos recorrentes no envio de informações e documentos;

🔹 Cobranças em cima do prazo de vencimento das obrigações;

🔹 Informações inconsistentes;

🔹 Falta de colabores ou empenho da equipe; 

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🔹 Processos repetitivos e manuais que acabam com a produtividade da sua equipe;

Cada um desses motivos atrapalham a sua gestão e também a sua relação com o cliente, tornando-se em uma bola de neve que, posteriormente, traz prejuízo tanto ao seu escritório contábil quanto às empresas que você atende.

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Você pode até ter tentado organizar todas as obrigações por cliente em uma planilha, para poder evitar ao máximo os atrasos e as consequentes multas. Entretanto, você deve ter percebido que organizar em planilhas não resolve o problema por completo; isso te leva a utilizar diversas outras ferramentas para suprir essas demandas e diminuir os riscos.

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Tenha previsibilidade na sua rotina

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Antes de qualquer coisa, todo escritório contábil precisa se organizar perante a grande demanda de tarefas exigidas para cada cliente atendido.Isso começa desde a identificação das demandas prioritárias e que possuem datas fixas de entrega até alocação correta dos funcionários para atender cada uma delas.

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Suponhamos que, para cada cliente, haja 10 processos com datas pré-estabelecidas. Você sabe quando elas terão que ser cumpridas, então por quê não colocar um colaborador para atender um cliente específico? Desta forma, ele terá um calendário mais fácil para acompanhar e poderá se programar antes de haver qualquer imprevisto.

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É normal, em toda empresa contábil, o novo colaborador ficar com as demandas que estão sobrecarregando o restante da equipe, mas esse não é o melhor modelo de trabalho, uma vez que, tirando de um e colocando em outro não irá, necessariamente, colocar a casa em ordem.Um funcionário dedicado a um cliente conseguirá identificar os gargalos que acontecem todos os meses e poderá dar sugestões e até trazer insights importantes para um gerenciamento mais assertivo dos processos.

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Além disso, é importante oferecer ferramentas para que seus colaboradores consigam entregar com qualidade em menor quantidade de tempo. Para isso, é necessário um sistema de automação contábil, que absorva as atividades repetitivas e que hoje sugam o tempo do seu colaborador, para que ele seja mais produtivo e, desta forma, consiga ganhar tempo para atender seu cliente com excelência.

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A automação contábil, unida ao potencial e habilidades do seu colaborador, irão diminuir os gargalos do dia-a-dia e potencializará a eficiência da gestão como um todo.

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Antecipe as demandas do seu cliente

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Todo mês você precisa ficar pendurado no telefone esperando que o cliente atenda as solicitações de envios de documentos e outras informações para o cumprimento dos prazos. Não precisamos falar aqui do estresse que isso causa para ambos os lados, especialmente porque, na maioria das vezes, o empresário não reconhece a importância do seu serviço.

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Além disso, há uma perda enorme de tempo no decorrer dessas cobranças, já que elas acabam sendo constantes e precisam acontecer de forma recorrente. Enquanto você tenta resolver uma atividade específica, outras ficam de lado e acabam atrasando, gerando dor de cabeça e perda de produtividade para você e sua equipe.

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Embora seu cliente tenha uma parcela de culpa no cumprimento das obrigações, a maior responsabilidade está sob as suas costas, por ser o responsável por gerir essas tarefas. Entretanto, graças aos recursos de automação contábil e aos softwares que hoje são desenvolvidos especificamente para atender os processos de um escritório de contabilidade, a tendência é que essa “dependência” do seu cliente diminua.Hoje, você pode reduzir o tempo na execução de uma atividade com eficiência e assertividade somente com poucos cliques. Além do tempo economizado, você consegue evitar as multas que são geradas devido aos atrasos no cumprimento das obrigações, garantindo menores riscos de autuação ao seu escritório contábil e evitando o prejuízo causado pela falta de colaboração dos seus clientes.

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Use a tecnologia a seu favor

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Antes de qualquer coisa, os recursos da automação contábil estão no mercado para facilitar a sua vida. Portanto, ela veio acabar com o estresse que é causado diariamente na realização das tarefas. Vimos como seu colaborador pode ser mais eficiente através de uma ferramenta de automação e como isso diminui a sua dependência do envio de informações de seu cliente.

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A plataforma da HubCount conta com diversos módulos que foram pensados exatamente para que você não tenha que se preocupar em entrar em portais do governo e agendar reuniões com seu cliente todas as vezes que você precisar concluir uma tarefa importante.

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Solicite uma demonstração gratuita e veja a performance do seu escritório contábil atingir outro patamar de eficiência.

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O Business Intelligence (BI), quando aplicado para a gestão de dados dentro da construção civil, é uma ferramenta poderosa que pode transformar significativamente de maneira positiva o gerenciamento das construtoras, além de refinar o controle operacional. O principal objetivo de um BI é reunir, organizar e analisar uma grande quantidade de dados para ajudar na tomada de decisões estratégicas e operacionais, otimizando assim a gestão de recursos e a eficiência dos projetos. Quando falamos de construtoras, sabemos que é uma área bem ampla, que necessita de uma organização eficiente. Existem diversos fatores que devemos ficar atentos no gerenciamento desse segmento, desde controle de estoque, materiais, equipamentos, custos, prazos, entre outros elementos que garantem o bom andamento de uma construção. Contar com um BI também é muito eficaz no monitoramento de uma obra após ser concluída, como, por exemplo, estudo de deterioração, manutenção periódica e assim por diante. Além, é claro, do próprio gerenciamento interno da empresa. Pensando nisso, trouxemos neste artigo cinco benefícios de implementar uma ferramenta de BI para construção civil, seja para controladoria interna ou na consultoria para clientes desta área. 5 Benefícios do BI na Construção Civil 1 - Redução de Erros A precisão do software de BI ajuda a diminuir erros e falhas humanas, promovendo uma gestão mais assertiva, como erros de cálculos, por exemplo. Além disso, ao fornecer insights precisos, os gestores passam a tomar decisões mais informadas e estratégicas. 2 - Economia e Otimização de Recursos O BI auxilia na identificação de desperdícios e gastos excessivos, contribuindo para a melhor utilização de recursos. Isso pode incluir a otimização do uso de materiais, mão-de-obra e equipamentos. Com a análise de dados, é possível identificar padrões de consumo e ajustar o planejamento e a compra de recursos, reduzindo custos e melhorando a eficiência operacional. Com os insights em mãos, o gestor responsável consegue elaborar e encontrar maneiras de planejar e implementar ações que evitem um desperdício da verba ao longo do tempo. 3 - Planejamento Eficiente O uso de dados para análises precisas permite que os gestores planejem seus projetos de forma mais eficaz. O BI apresenta informações que ajudam na organização detalhada de todas as etapas do projeto, desde a concepção até a execução, permitindo que os projetos sejam concluídos mais próximos do prazo estipulado e do orçamento estabelecido. Sabemos que um atraso do fornecedor na entrega de materiais já consegue atrapalhar o andamento de uma construção. Por isso, contar com uma ferramenta que ajuda a antecipar esses riscos é fundamental para a credibilidade de uma construtora. 4 - Aumento da Produtividade A implementação de sistemas de BI também pode aumentar a produtividade de uma equipe, com a geração de relatórios rápidos que permitem que as pessoas envolvidas se concentrem de forma inteligente nas tarefas, melhorando processos, estipulando prazos e aumentando a eficiência operacional. 5 - Controle e Gestão de Desempenho Como os profissionais mais experientes da construção civil já sabem, dificilmente as etapas da construção civil acontecem de forma linear. O BI permite que as construtoras atualizem e façam a manutenção das funções de acordo com a evolução do empreendimento. Além disso, a capacidade de monitorar o desempenho em tempo real facilita a gestão de equipes e projetos. Isso inclui o rastreamento do progresso das obras, a avaliação do desempenho dos trabalhadores e a adaptação rápida às mudanças nas condições do projeto. BI com Inteligência Artificial para facilitar a análise de dados Quando falamos em BI, sabemos que a análise de dados não é uma habilidade que se aprende da noite para o dia. Porém, uma realidade cada vez mais presente no mundo corporativo é a crescente utilização do gerenciamento de dados pelas empresas. Portanto, contar com uma ferramenta de fácil usabilidade e com análises geradas pela Inteligência Artificial (IA) pode auxiliar as empresas a implementar o BI de forma mais rápida. O ‘HubCount BI’ é um verdadeiro facilitador deste processo, pois conta com a IA para levantar os principais insights e serem pontos de partida cruciais para o planejamento estratégico. Além disso, você pode criar quantas variáveis quiser e personalizá-las conforme a sua necessidade. Saiba mais sobre a ferramenta, acesse aqui!
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