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Entrevista | Wesley Toppani: 10 aprendizados e insights sobre Marketing

7/2/2025

Wesley Toppani é CMO da HubCount há 2 anos e assumiu o desafio de montar uma máquina de conteúdo orientado a resultados. Nessa entrevista ele nos conta tudo sobre os principais desafios, premissas e a jornada até aqui.

1) Vamos começar com um exercício imaginativo. Imagine que você é um amigo de longa data do Wesley, como você o descreveria para outra pessoa?

Eu diria que o Wesley é, em geral, uma pessoa muito criativa, que gosta de desafios e realizar sonhos . Durante toda vida o Wesley tentou buscar realizações e chegar em um outro nível – mesmo que isso signifique testar os próprios limites.

2) Fale um pouco sobre sua formação e áreas de interesse: quando você percebeu que seguiria na carreira de marketing?

Tudo começou lá atrás, quando eu me matriculei em Ciência da Computação na Universidade Federal do ABC. Enquanto eu estava na Universidade começou um abaixo assinado para inaugurar o curso de bacharelado em Neurociência. Seria o primeiro bacharelado em neuro da América Latina – sem dúvida um acontecimento muito especial.

Até então neuro era uma iniciativa de pós-graduação e se tornou um programa de graduação. Aí eu resolvi fazer algumas matérias de neurociência, me apaixonei e me tornei neurocientista.

Dentro da graduação eu estudei psicologia comportamental, um pouco de neuromarketing. Entendi a fundo como o nosso cérebro funciona, os vieses cognitivos – o que a gente conhece no marketing como gatilhos “mentais” –, e conheci como tudo isso funciona. Nessa época, me interessei bastante sobre a neuroeconomia, que são os processos que nos levam a tomar uma decisão de compra, aquisição por impulso e tudo mais.

Realizei vários projetos, depois saí da faculdade e me vi dentro de iniciativas de inovação. Fui coordenador de inovação em uma prefeitura, onde pude desenvolver vários projetos legais junto com o time. Paralelo a isso, abri uma agência de marketing digital e comecei a fazer lançamentos de um youtuber (no modelo do Fórmula de Lançamento) que era de um amigo da UFBC que tinha uma audiência relevante. Eu comecei a aplicar o fórmula e aquilo deu um resultado muito legal. Foi ali que eu percebi que o marketing poderia mudar minha vida.

Depois eu comecei a atender clientes na minha agência e, enquanto eu estava na Itália tirando a cidadania, com o lançamento do meu amigo, consegui pagar o custo da viagem. Aquilo foi o máximo!

Eu usei o tempo que passei na Itália para estudar o mercado digital Europeu e Brasileiro. Baixei todas as palestras do Afiliados Brasil e estudei todas – com anotações e referências. Foi uma verdadeira imersão em marketing digital.

Foi aí que o Gabriel me convidou para assumir o marketing da HubCount.

3) Como você enxerga o mercado contábil hoje e qual será o grande salto da HubCount em relação aos concorrentes no próximo ano?

O mercado contábil está em transição digital, assim como vários outros. É um mercado muito analógico, com vários processos manuais. A HubCount é hoje um dos principais agentes de mudança do mercado. Ela tem feito história mudando a realidade dos escritórios e contadores do Brasil – isso inclui rotina, saúde e, fundamentalmente, a profissão. Nesse contexto, não existem concorrentes diretos a Hub.

4) Para você, o que é a Hub?

Pra mim é uma startup que tem como propósito mudar a vida e facilitar a vida do contador. Isso envolve tecnologia, treinamento e processos. Nosso objetivo é ajudar o contador com a melhor linguagem possível a mudar o propósito, no tempo dele e na circunstância dele. Ajudar esse profissional na sua transformação.

5) Como é sua rotina e organização do time de Marketing?

A organização envolve uma metodologia que foi criada por nós mesmos, chamado “Marketing 10X”. A premissa deste método é a pergunta: como podemos fazer a Hub crescer 10x? Depois disso, todas nossas ações são em resposta ao crescimento.

O marketing da Hub é uma equipe muito diferente – até pela minha formação. Eu tive formação em negócios, neurociência, computação e o marketing veio muito depois. Enquanto outras empresas se organizam como agência e criação, nosso marketing é muito voltado para os resultados. Com profissionais super gabaritados nas suas respectivas áreas, é claro. Todas as nossas ações são orientadas a performance.

Esse é um dos motivos do destaque no Prêmio RD Station, onde todas as ações ser embasadas em dados e performance.

6) Qual é o grande aprendizado que você adquiriu nos últimos anos com a Hub?

Foi uma coisa que aprendi com o Gabriel Capano. Em certo momento, caminhando pelo caminho de Santiago, na Espanha, teve um insight. Ele estava se sentindo injustiçado porque o valor que ele estava gerando e entregando resultado não estava correto. Então ele tomou a decisão de não se importar com nada disso e fazer o melhor dele que o resultado iria acontecer.

Eu vi o Gabriel trabalhar de madrugada, no final de semana e dando o melhor dele. Eu também vi o resultado chegando. Esse é meu grande aprendizado: dar o melhor sempre. Buscar uma vida que vale a pena ser vivida.

7) Como você avalia um bom profissional?

É aquele profissional que quer ir além. Um bom profissional é aquele que se pergunta “como posso ser o melhor naquilo que estou fazendo?”. É aquele profissional fora da média.

8) Descreva a equipe de marketing da Hub em poucas palavras;

Eu sou muito sortudo porque a equipe, apesar de ser reduzida, é extremamente talentosa. Esse foi o principal critério de seleção da equipe para trabalhar na Hub: a vontade de fazer acontecer, o talento, o drive de mudar o status atual das coisas. Outro diferencial é que toda equipe é multitalentosa, uma coisa valiosa de se encontrar no mercado.

9) Se você pudesse dar um único conselho ao mercado contábil, qual seria?

Não esperem a mudança acontecer para você correr atrás do tempo perdido e da oportunidade. O “surfar onda” acontece no começo. É no começo da onda que você tem os melhores resultados, melhores oportunidades. Depois que a onda passou, já era. Ainda dá tempo de aproveitar essa onda, mas não dá para ficar esperando. Depois pode ser tarde demais para se atualizar.

10) E se pudesse dar um conselho aos profissionais de marketing, qual seria?

Não fique em marketing. Hoje o mundo está cada vez mais multidisciplinar e o profissional de marketing é tradicionalmente da área de humanas, porém o marketing do futuro é orientado a dados, performance e números. Se eu pudesse dar um único conselho seria isso: busquem essa visão complementar do Growth e que as decisões sejam baseadas nisso.

BÔNUS | A equipe de Marketing:

Como vocês descreveriam a equipe de Marketing?

Éllida Belarmino “O Time de marketing da HubCount tem como grande diferencial a liberdade que vai em dois pontos: liberdade de compartilhar ideias por estarmos em um ambiente de decisões horizontais e liberdade de ação que cada um tem dentro do seu próprio fluxo.”

Maria Luiza Amaral Ferreira “O grande diferencial do time de marketing da HubCount é que todos são multi talentos e temos liberdade para opinar e criar, sempre focados em resultado. Mesmo sendo um time 100% remoto, conseguimos entregar com excelência as tarefas e manter a organização de prioridades alinhado com o objetivo da empresa.”

Ariel França "Se eu pudesse usar apenas uma palavra para expressar o ambiente seria liberdade. E a liberdade assume diversas caras lá dentro: liberdade criativa, liberdade execução, liberdade de gerenciamento, liberdade para testar (mas com responsabilidade, claro). Fora que o time é fora da curva. Todos os dias aprendo algo novo!"

Agradecimento!

Aproveitamos para agradecer por estar com a gente desde o início de tudo e contribuir tão brilhantemente para o crescimento da HubCount. Sua dedicação é exemplo para todo time! 🚀

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O Business Intelligence (BI), quando aplicado para a gestão de dados dentro da construção civil, é uma ferramenta poderosa que pode transformar significativamente de maneira positiva o gerenciamento das construtoras, além de refinar o controle operacional. O principal objetivo de um BI é reunir, organizar e analisar uma grande quantidade de dados para ajudar na tomada de decisões estratégicas e operacionais, otimizando assim a gestão de recursos e a eficiência dos projetos. Quando falamos de construtoras, sabemos que é uma área bem ampla, que necessita de uma organização eficiente. Existem diversos fatores que devemos ficar atentos no gerenciamento desse segmento, desde controle de estoque, materiais, equipamentos, custos, prazos, entre outros elementos que garantem o bom andamento de uma construção. Contar com um BI também é muito eficaz no monitoramento de uma obra após ser concluída, como, por exemplo, estudo de deterioração, manutenção periódica e assim por diante. Além, é claro, do próprio gerenciamento interno da empresa. Pensando nisso, trouxemos neste artigo cinco benefícios de implementar uma ferramenta de BI para construção civil, seja para controladoria interna ou na consultoria para clientes desta área. 5 Benefícios do BI na Construção Civil 1 - Redução de Erros A precisão do software de BI ajuda a diminuir erros e falhas humanas, promovendo uma gestão mais assertiva, como erros de cálculos, por exemplo. Além disso, ao fornecer insights precisos, os gestores passam a tomar decisões mais informadas e estratégicas. 2 - Economia e Otimização de Recursos O BI auxilia na identificação de desperdícios e gastos excessivos, contribuindo para a melhor utilização de recursos. Isso pode incluir a otimização do uso de materiais, mão-de-obra e equipamentos. Com a análise de dados, é possível identificar padrões de consumo e ajustar o planejamento e a compra de recursos, reduzindo custos e melhorando a eficiência operacional. Com os insights em mãos, o gestor responsável consegue elaborar e encontrar maneiras de planejar e implementar ações que evitem um desperdício da verba ao longo do tempo. 3 - Planejamento Eficiente O uso de dados para análises precisas permite que os gestores planejem seus projetos de forma mais eficaz. O BI apresenta informações que ajudam na organização detalhada de todas as etapas do projeto, desde a concepção até a execução, permitindo que os projetos sejam concluídos mais próximos do prazo estipulado e do orçamento estabelecido. Sabemos que um atraso do fornecedor na entrega de materiais já consegue atrapalhar o andamento de uma construção. Por isso, contar com uma ferramenta que ajuda a antecipar esses riscos é fundamental para a credibilidade de uma construtora. 4 - Aumento da Produtividade A implementação de sistemas de BI também pode aumentar a produtividade de uma equipe, com a geração de relatórios rápidos que permitem que as pessoas envolvidas se concentrem de forma inteligente nas tarefas, melhorando processos, estipulando prazos e aumentando a eficiência operacional. 5 - Controle e Gestão de Desempenho Como os profissionais mais experientes da construção civil já sabem, dificilmente as etapas da construção civil acontecem de forma linear. O BI permite que as construtoras atualizem e façam a manutenção das funções de acordo com a evolução do empreendimento. Além disso, a capacidade de monitorar o desempenho em tempo real facilita a gestão de equipes e projetos. Isso inclui o rastreamento do progresso das obras, a avaliação do desempenho dos trabalhadores e a adaptação rápida às mudanças nas condições do projeto. BI com Inteligência Artificial para facilitar a análise de dados Quando falamos em BI, sabemos que a análise de dados não é uma habilidade que se aprende da noite para o dia. Porém, uma realidade cada vez mais presente no mundo corporativo é a crescente utilização do gerenciamento de dados pelas empresas. Portanto, contar com uma ferramenta de fácil usabilidade e com análises geradas pela Inteligência Artificial (IA) pode auxiliar as empresas a implementar o BI de forma mais rápida. O ‘HubCount BI’ é um verdadeiro facilitador deste processo, pois conta com a IA para levantar os principais insights e serem pontos de partida cruciais para o planejamento estratégico. Além disso, você pode criar quantas variáveis quiser e personalizá-las conforme a sua necessidade. Saiba mais sobre a ferramenta, acesse aqui!
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