• Solução para
    • SETORES
      • Analista de Dados
        Sua análise começa no comando certo. Dashboards inteligentes, ambiente self-service e decisões orientadas por dados.
      • Consultor de BI
        Consultor de BI alta performance para seus projetos, sem complexidade técnica.
      • Serviços
        Dados integrados para decisões estratégicas e operacionais.
      • Empresa de Software
        A solução de BI escalável para os seus clientes - e receita recorrente para sua empresa.
      • Controladoria/FP&A
        Assuma o volante da estratégia com dados e análises que movem o negócio.
      • Escritórios Contábeis
        Vá além das obrigações: entregue inteligência de negócio.
      • Comércio
        Domine cada decisão comercial com base em dados confiáveis.
      • Indústrias
        Transforme sua operação em uma máquina previsível, eficiente e orientada por dados.
  • Produtos
    • Produtos
      • HubCount BI
        Dashboard acessível quando e onde estiver, para uma visão 360º dos dados da sua empresa.
      • BI Studio
        Ferramenta desktop que conecta sua fonte de dados sem complexidade.
      • HubCount IA
        Função I.A para criação de dashboards, gráficos e insights com rapidez.
    • Decisões impulsionadas
      por KPIs prontos

      Acesse painéis personalizáveis ​​para cada métrica-chave. Exporte gráficos para slides com um único clique..

      Ver todos os produtos
  • Blog
Inteligência de Negócios

4 Maneiras de usar os dados para crescer no mercado

Bruna Dalmas
October 3, 2025
4 min

Os dados de uma empresa têm um alto poder estratégico. Quando comparados e analisados em conjunto, eles se transformam em métricas e indicadores que revelam insights valiosos para decisões mais inteligentes e oportunidades de crescimento.

Neste artigo, vamos explorar exatamente isso: como utilizar os dados para criar novas oportunidades e crescer no mercado.

Sabemos que esses indicadores são essenciais para tomar decisões assertivas, recalcular a rota de uma ação ou projeto que não esteja performando bem, definir questões sobre investimentos, e muito mais.

Porém, a ideia aqui é ir além do trivial, trazendo dicas diferentes e mais palpáveis que vão te ajudar a pensar fora da caixinha e descobrir quatro novas maneiras de usar os dados para alcançar melhores resultados.


Continue a leitura e confira a seguir.

1. Personalização de produtos ou serviços

No mercado atual, onde a concorrência é alta e as opções para os consumidores são quase infinitas, a personalização de produtos ou serviços pode ser um grande diferencial competitivo.

Utilizando os dados dos clientes, como histórico de compras, preferências e comportamentos, as empresas podem criar experiências únicas e personalizadas que atendem diretamente às necessidades e desejos do seu público.

Assim, você consegue oferecer produtos e serviços que correspondem exatamente com o que os clientes procuram no mercado, resultando em aumento de vendas e retorno financeiro para seu negócio.

2. Implementação de novos setores

Conforme uma empresa cresce, é natural que surjam novas demandas e desafios, levando gestores a considerar a necessidade de internalizar novos setores para manter o controle sobre essas áreas emergentes.

Os dados desempenham um papel crucial na identificação dessas necessidades, permitindo que as empresas tomem decisões informadas sobre a criação de novos departamentos ou a internalização de funções anteriormente terceirizadas.

Assim, as análises fornecem uma visão fundamentada, demonstrando que contar com especialistas na empresa pode preencher lacunas operacionais, aumentar a produção e aprimorar a eficiência de processos, gerando crescimento no mercado.

Dessa forma, os dados tornam-se essenciais para guiar essa expansão de maneira estratégica e organizada. Isso pode incluir a contratação de novos profissionais, a compra de equipamentos, e a integração desses setores às operações existentes, entre outros.

3. Melhorias contínuas e redução de custos

Uma das formas mais eficazes de utilizar os dados para crescer no mercado é focar na melhoria contínua dos processos internos e na redução de custos operacionais.

Analisar os dados da sua empresa pode revelar gargalos que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia, além de identificar áreas onde há desperdício de recursos ou necessidade de adoção de tecnologia.

Essas melhorias contínuas, embora possam parecer pequenas a princípio, geram resultados significativos na gestão a médio e longo prazo.

Por exemplo, se os dados indicam que uma determinada etapa do processo de produção frequentemente causa atrasos, você pode focar em otimizações específicas para resolver esse problema.

Ou então, ao entender quais tarefas consomem mais tempo e recursos, os dados podem apontar a adoção de ferramentas de automação como uma solução para a produtividade.

Essas melhorias contínuas resultam em aumento da margem de lucro, maior diferencial competitivo e até mesmo em práticas mais sustentáveis, como a redução de desperdício. 

‍

Veja uma demonstração do HubCount BI que já calcula tudo isso para você! 


4. Aprimoramento das estratégias de marketing

Chegou a hora de falarmos dos dados de marketing. Imagino que você já tenha ideia de que eles são fundamentais para aprimorar as estratégias.

Mas com a análise desses dados, é possível monitorar o desempenho das campanhas em tempo real, podendo tomar decisões rápidas, seja para fazer ajustes ou para maximizar seus resultados.

Além disso, você vai compreender melhor suas métricas, cliques, conversões, assim como poderá usar as informações para criar promoções direcionadas para públicos segmentados, personalizar mensagens e muito mais.

Deixando um pouco de lado a perspectiva digital, caso você perceba que um produto está ficando em estoque por muito tempo, também poderá elaborar uma campanha específica para acelerar essas vendas. Dessa forma, você amplia seus resultados e mantém seu estoque equilibrado.

5. Dica Bônus: Conte com um BI que analise tudo para você! 

Se a análise de dados parece uma tarefa complexa e demorada, a boa notícia é que o HubCount BI faz tudo isso para você.

Nossa solução de Business Intelligence (BI) surgiu para facilitar todos os processos que envolvem o gerenciamento de dados, fazendo integração com diferentes sistemas, como ERPs, softwares financeiros, gerenciais, de marketing, e muito mais!

Isso significa que você pode extrair os dados dos softwares que já utiliza e obter esses parâmetros automaticamente, com uma visão centralizada em um único dashboard e em tempo real.

A ferramenta oferece um panorama visual em gráficos e indicadores de fácil interpretação, permitindo a visualização e identificação de tendências de forma prática.

Mas o melhor de tudo é poder contar com análises e relatórios confiáveis gerados em segundos pela Inteligência Artificial!

Quer ver como? Fale com um de nossos especialistas e conheça nossa solução na prática!

A primeira demonstração é gratuita.

Acesse aqui!

‍

Últimos posts

No items found.

Tags

No items found.

Newsletter

Inscreva-se e receba novidades sobre tecnologia contábil no seu e-mail:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Publicações recentes

Gestão financeira
5 Min

Crescimento x Organização: Como fazer planejamento financeiro para Startups?

Saiba como equilibrar crescimento e planejamento financeiro em startups! Evite erros na gestão e garanta um crescimento sustentável com as estratégias certas.

Sistemas e tecnologia

Perdendo muito tempo com "pejotinha"? Mude isso HOJE

Sistemas e tecnologia
6 min.

Operação contábil: Como fazer o gerenciamento e eliminar as multas por atraso

Sistemas e tecnologia
6 min

Como a tecnologia pode ajudar a diminuir custos na contabilidade

Vendas e Crescimento
3 min

O que todo contador precisa saber para multiplicar o faturamento no escritório?

E se conquistar múltiplos 7 dígitos fosse uma ciência e não uma roleta russa? Quer saber como? Preparamos um material exclusivo para você começar o seu plano de sucesso.

Notícias
6 min

Omniconectados: estudo revela como esta nova modalidade tem aproximado os funcionários das empresas

Notícias
5 Min

Passo a passo de como fazer um planejamento financeiro bem estruturado

Aprenda a fazer um planejamento financeiro bem estruturado para garantir a sustentabilidade e o crescimento da sua empresa. Confira as principais etapas e como as ferramentas de Business Intelligence podem facilitar a gestão financeira.

Contabilidade Consultiva
6 min

O que é contabilidade consultiva e por que você precisa usar esta estratégia?

Um dos grandes fatores de crescimento dos escritórios contábeis hoje está na relação entre cliente e qualidade. Saiba como implementar uma estratégia consultiva hoje no seu e ter escala.

Sistemas e tecnologia
6 Minutos

Self-Service BI: O que é e quais os benefícios?

Descubra como o Self-Service BI acelera decisões, dá autonomia aos gestores e transforma dados em ação sem depender da TI ou esperar relatórios.

Previous
Próximo

Chegou a hora de desbloquear todo o potencial do seu negócio!

Solicitar uma demonstração grátis!
Setor da Empresa
Já usa ferramenta de BI?
Ao continuar, você concorda com nossa Declaração de Privacidade.
Obrigado! Em breve, entraremos em contato! 
Oops! Verifique os campos e tente novamente
  • Soluções para
  • Analista de Dados
  • Consultor de BI
  • Empresa de Software
  • Escritórios Contábeis
  • Controladoria e FP&A
  • Produtos
  • HubCount BI
  • BI Studio
  • HubCount IA
  • Planos
  • Preços
  • Contato
  • Teste grátis
  • Empresa
  • Quem somos
  • Carreiras
  • Blog
  • Termos de LGPD
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Comunicado DPO
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Facebook
Copyright © 2025 HubCount. Todos os Direitos Reservados.