• Solução para
    • SETORES
      • Analista de Dados
        Sua análise começa no comando certo. Dashboards inteligentes, ambiente self-service e decisões orientadas por dados.
      • Consultor de BI
        Consultor de BI alta performance para seus projetos, sem complexidade técnica.
      • Serviços
        Dados integrados para decisões estratégicas e operacionais.
      • Empresa de Software
        A solução de BI escalável para os seus clientes - e receita recorrente para sua empresa.
      • Controladoria/FP&A
        Assuma o volante da estratégia com dados e análises que movem o negócio.
      • Escritórios Contábeis
        Vá além das obrigações: entregue inteligência de negócio.
      • Comércio
        Domine cada decisão comercial com base em dados confiáveis.
      • Indústrias
        Transforme sua operação em uma máquina previsível, eficiente e orientada por dados.
  • Produtos
    • Produtos
      • HubCount BI
        Dashboard acessível quando e onde estiver, para uma visão 360º dos dados da sua empresa.
      • BI Studio
        Ferramenta desktop que conecta sua fonte de dados sem complexidade.
      • HubCount IA
        Função I.A para criação de dashboards, gráficos e insights com rapidez.
    • Decisões impulsionadas
      por KPIs prontos

      Acesse painéis personalizáveis ​​para cada métrica-chave. Exporte gráficos para slides com um único clique..

      Ver todos os produtos
  • Blog
Vendas e Crescimento

Previsão de vendas: descubra como fazer em seu escritório contábil para ter segurança financeira

Ariel Francisco
October 3, 2025
6 min

Considerando o seu cenário atual, você consegue prever a quantidade de vendas que será feita nos próximos meses?


Uma das habilidades mais urgentes nos últimos anos é a capacidade de construir uma previsão para um cenário futuro e se adequar a ele com recursos necessários. Essa previsão de venda ou forecast de vendas é essencial para um escritório contábil. Trata-se portanto de uma ferramenta de lucros em um determinado período, uma grande aliada da gestão comercial e para definir crescimento, metas e estratégias. 


[Baixe agora o ebook] Como faturar milhões em um escritório contábil!  


Apesar do termo parecer um pouco enigmático, a previsão de vendas se escora em pilares estratégicos como análise de dados, estudo de mercado, histórico de vendas e oportunidade de negócios aberta. 


O que você vai encontrar:


1. O melhor cliente é o que você já tem

2. O que é forecast ou previsão de vendas

3. Como planejar uma previsão de vendas?

4. Faça um planejamento

5. De olho no mercado

6. Foco na análise

7. Mão na massa

8. Gestão de processos


O melhor cliente é o que você já tem 


Antes de colocar a “mão na massa” e explorar todos os insights que o forecast de vendas pode trazer de resultados para sua empresa, é importante lembrar de um erro muito comum no setor contábil que é o de ignorar o cliente atual. 

Entre as entregas de relatórios e atividades burocráticas que fazem parte do fluxo de trabalho de todo contador, o contato com o cliente é subestimado e vira uma troca de serviços baseada em obrigatoriedades. 

A mudança do consumidor nas últimas décadas foi brusca e as formações contábeis, até mesmo os escritórios mais maduros, não perceberam tal mudança e, consequentemente, não conseguiram se adequar. Você consegue se lembrar da última vez em que seu escritório fez uma pesquisa de satisfação (NPS)?

As empresas que conseguem perceber essas nuances e se antecipar a ela têm vantagem competitiva em um mercado tão concorrido. 

Kotler dizia que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que atrair um novo cliente. Ou seja, é mais fácil vender para um cliente conhecido, não tenha receio de investir tempo nutrindo relacionamento. 


O que é forecast ou previsão de venda? 


Forecast de vendas é uma previsão de faturamento da equipe de vendas levando em consideração períodos determinados, geralmente trimestral ou semestralmente. Existem também as empresas que fazem essa previsão para um ano. Essa previsão é baseada em alguns insights e informações de mercado e dados precisos de venda.

Esse cálculo pode te ajudar a evitar situações que poderiam ser uma ameaça financeira para sua empresa e verificar o retorno de investimento empregado em períodos. Segundo o HubSpot, o forecast de vendas considera o modelo de negócios, a quantidade de novas aquisições de cliente e o custo disso (CAC), ticket médio e o funil de vendas.


Como planejar uma previsão de vendas? 


É importante ressaltar que, como a previsão de vendas é feita totalmente baseada em dados e cada negócio tem uma performance diferente, é necessário uma adaptação individualizada, apesar disso, os conceitos gerais são aplicáveis em qualquer escritório.

Para começar a estruturar uma estratégia de previsão de vendas, é necessário 3 aspectos de toda organização:


1. Mapeamento

2. Conversão

3. Faturamento


Com isso em mente, nós podemos começar a mapear as oportunidades que apareceram ao longo da jornada de compra, visualizar o histórico de conversão para começar a visualizar o faturamento futuro.


Faça um mapeamento do cenário


O primeiro passo para começar a fazer o mapeamento de maneira funcional é levantar todos os dados anteriores de vendas realizadas nos últimos anos. Olhar todos esses dados vai te dar uma clareza sobre as comparações entre os períodos, nichos mais valiosos, ver os impactos e qual foi a abordagem usada para conseguir concluir a venda.

Essa coleta pode ser feita através de diversas formas:


  • Através de conversa com a equipe de marketing ou vendas.

  • Histórico de conversa entre o escritório e o cliente, isso inclui email, WhatsApp e outras ferramentas de conversas sazonais.

  • Histórico do CRM.

  • Colete informações do funil de vendas.

  • Faça uma pesquisa de satisfação com seus clientes atuais e separe eles por setor, ticket, tempo de contrato e o LTV. 


De olho no mercado


Além de manter o olho nas provisões internas, é importante também conhecer as nuances de mercado para entender as mudanças naturais que o próprio setor necessita. Imagine uma agência de turismo que não considera a variação do dólar em seus planejamos, ela estará se expondo a riscos financeiros e suscetível às mudanças de mercado. Fique atento!

Uma das mudanças mais importantes no mercado contábil é a incorporação de tecnologias nos processos burocráticos. Se a matéria base de toda estratégia de vendas é aumentar o faturamento com o aumento da base de clientes, é de se esperar que outros índices cresçam junto com a demanda manual.  

Em muitos casos, como o da RSM Brasil, a tecnologia pode diminuir os custos operacionais em até 86% sem que seja necessário outros gastos com mão de obra, estrutura, treinamento, deslocamento e outros custos inerentes ao crescimento. 


Foco na análise


Agora que sabemos que as tendências de mercado devem ser levadas em consideração na hora de construir uma previsão de vendas poderosa, precisamos saber ler os dados que dispusemos.

O mais importante de todo processo de análise é depois da análise, no fim das contas os dados só serão úteis se bem organizados e lidos de maneira estratégica. É imprescindível que você tenha em mãos todos esses dados e organize de maneira que você consiga tomar decisão de posicionamento de mercado e faturamento. 


Mão na massa


Depois de feita toda a coleta de dados, organização e pesquisa das tendências de mercado, chegou a hora de colocar a mão na massa. Lembre-se: não subestime o poder de um bom planejamento de vendas e o impacto dela no seu negócio. 

Você pode usar uma planilha no Excel ou até mesmo uma ferramenta de CRM para organizar essas informações. Você pode separar por nome do vendedor, oportunidades que ele está trabalhando e a taxa de conversão que ele está tendo nesse processo. 


Dois métodos: bottom-up e top-down 


Existem dois métodos muito eficazes na hora de calcular a previsão de vendas que são o bottom up e o top down. 

O primeiro método consiste em fazer uma previsão do número de vendas e multiplicar pelo custo médio do serviço. 

O segundo, consiste em começar avaliando todo o mercado para tomar os dados de previsão e depois aplicando o método bottom up. 


Gestão de processos


Fazer uma previsão é fácil, mas não é menos trabalhoso. Analisar o que já foi feito pode ser muito complexo se as operações no escritório não são organizadas de maneira padrão. Processos truncados se tornam uma grande dor de cabeça a médio e longo prazo.


A partir da previsão de vendas será possível estabelecer metas de crescimento e corrigir centro de custo e custos de oportunidade que raramente os gestores voltam os olhos ou atualizam. Mas veja bem, toda essa mudança de visão mora no mesmo terreno da agilidade nos processos. Nós sempre repetimos que processos manuais geralmente são acompanhados de erros manuais, e isso é rapidamente demonstrável. Fique atento aos indicadores de crescimento e não tenha medo de implementar tecnologia no processo.

Últimos posts

No items found.

Tags

No items found.

Newsletter

Inscreva-se e receba novidades sobre tecnologia contábil no seu e-mail:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Publicações recentes

Inteligência de Negócios
5 Min

Ilusão do controle: como o excesso de planilhas atrapalha seus resultados

O excesso de planilhas pode atrasar o crescimento da sua empresa e gerar decisões baseadas em suposições. Descubra como o BI com IA acelera os resultados.

Contabilidade Consultiva
6 Min

5 maneiras de usar IA na Contabilidade Consultiva

Descubra 5 formas de usar IA na contabilidade consultiva e entregar relatórios, gráficos e dashboards que impressionam clientes e valorizam seu trabalho.

Inteligência de Negócios
5 Min

5 tarefas que a IA faz melhor que você (e por que isso é ótimo)

Descubra 5 tarefas operacionais que a Inteligência Artificial faz melhor, liberando você para focar em decisões estratégicas, eficiência e resultados reais nos negócios.

Vendas e Crescimento
7 min

Vendas na contabilidade: 5 dicas essenciais para conquistar mais clientes

Em um mercado altamente competitivo, o contador precisa estar afiado nas práticas de vendas para conseguir conquistar mais clientes. Descubra como a contabilidade consultiva, a tecnologia, o relacionamento e outros fatores podem impulsionar seu escritório contábil!

Vendas e Crescimento
8min

Vendas na contabilidade: o que está atrasando seu crescimento?

Contador, está insatisfeito com suas vendas? Descubra neste artigo como as vendas para sua contabilidade podem decolar com a ajuda da tecnologia e automação.

Sistemas e tecnologia

Veja como seu cliente deixará de te tratar como emissor de guias

Você os cobra exatamente para evitar que isso aconteça.“Estou fazendo meu papel. Se o cliente não reconhece, isso é problema dele”.Em partes sim. Mas por que será que ele não consegue olhar por outro ponto de vista? Será que não é porque você só fala com ele quando precisa cobrar alguma coisa?

Sistemas e tecnologia

Torne seu Arsenal Contábil Imbatível com essa Ferramenta

Você, como eu, já deve ter visto alguns filmes de guerra. Em todos eles, jamais vimos um exército ir para o campo sem a sua melhor aparelhagem. Essa ideia é inconcebível. Aliás, nem precisamos pensar nos filmes.

Contabilidade Consultiva
5 Min

Por que se tornar um Contador Consultivo?

Descubra como a contabilidade consultiva pode proporcionar diferencial competitivo para seu escritório. Aumente a percepção de valor dos clientes, aumente seus honorários e se destaque no mercado contábil.

Contabilidade Consultiva

Transforme seu Escritório Contábil com essas Dicas Imbatíveis

Confira dicas reais de quem empresários contábeis que viram e sentiram na pele a diferença no dia a dia de automatizar processos e usar as ferramentas da Hub!

Próximo

Chegou a hora de desbloquear todo o potencial do seu negócio!

Solicitar uma demonstração grátis!
Setor da Empresa
Já usa ferramenta de BI?
Ao continuar, você concorda com nossa Declaração de Privacidade.
Obrigado! Em breve, entraremos em contato! 
Oops! Verifique os campos e tente novamente
  • Soluções para
  • Analista de Dados
  • Consultor de BI
  • Empresa de Software
  • Escritórios Contábeis
  • Controladoria e FP&A
  • Produtos
  • HubCount BI
  • BI Studio
  • HubCount IA
  • Planos
  • Preços
  • Contato
  • Teste grátis
  • Empresa
  • Quem somos
  • Carreiras
  • Blog
  • Termos de LGPD
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Comunicado DPO
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Facebook
Copyright © 2025 HubCount. Todos os Direitos Reservados.