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Omniconectados: estudo revela como esta nova modalidade tem aproximado os funcionários das empresas

da Redação
7/2/2025
6 min

Nos últimos dois anos muitas empresas precisaram se adaptar ao cenário pandêmico que se impôs repentinamente aqui no Brasil e em muitos outros países pelo mundo. Alguns estados sofreram mais, outros menos, mas todos passaram pelas mesmas restrições e inseguranças. 

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Em várias áreas foram realizados novos protocolos de segurança, criado novos hábitos e mantido proximidade de um jeito único. O comércio físico foi um dos mais afetados nesse período por causa das restrições de saúde, então aconteceu um aumento repentino de demanda online para as empresas. As organizações que estavam preparadas se beneficiaram, outras nem tanto.

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Acontece que essa realidade deixou resquícios, aqui no Brasil, por exemplo, muitas empresas ainda estão se readaptando a esse cenário depois do “balde de água fria” em 2020 e 2021. A prática mais comum adotada nesse período foi a de ‘home-office’. 

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Estamos em um momento crucial para o mercado de talentos internacional, no começo do ano presenciamos um movimento trabalhista, a princípio nos EUA e depois ao redor do mundo. Funcionários dos mais variados setores se posicionaram contra algumas imposições e regras de algumas organizações ou negócios locais. Saímos de uma crise de biossegurança para outra trabalhista.

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A Accenture publicou recentemente um estudo sobre como os funcionários se sentem nas respectivas empresas em que trabalham, este pode ser crucial para entendermos a nova dinâmica dessa relação entre funcionário e empresa.

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Neste cenário, um estudo da Accenture mostra que funcionários Omniconectados são mais produtivos. O estudo contradiz a ideia de que trabalhadores 100% presenciais se sintam mais conectados com a empresa. De acordo com o levantamento, 42% dos trabalhadores presenciais se sentem "desconectados", contra 36% dos trabalhadores híbridos e 22% dos que atuam de forma totalmente remota.  

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O relatório chamado “Organizational culture: From always connected to omni-connected” descreve como as empresas podem fortalecer e melhorar o ambiente corporativo. A ideia do relatório não foi exatamente criar meios para sustentar a tese de que as organizações devem adotar o home office definitivamente, mas dar caminhos que possibilitem um bem estar e que isso produza resultados dentro da operação.

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Afinal, o que é Ominiconexão? 

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O termo se aplica a uma série de práticas que pavimentam e facilitam a participação de um funcionário em uma organização de maneira humana e igualitária. Ominiconexão não significa estar 24h por dia em 7 dias seguidos disponível, mas ter um ambiente que privilegie a troca de ideias, o convívio, o trabalho dinâmico e criar um valor de impacto pessoal no trabalho. As quatro ações principais para criar valor por meio de experiências omniconectadas são:

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1) Incutir liderança moderna:

Lidere com empatia, transparência e confiabilidade.


2) Cultive uma cultura de crescimento:

Cultive normas culturais que priorizem propósito, autenticidade e segurança psicológica.

3) Tenha uma gestão ágil:

Leve ainda mais flexibilidade e dimensione novas formas de trabalho.

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4) Capacite as pessoas por meio da tecnologia:

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Forneça acesso a uma base robusta e a capacidade de experimentar.

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O caminho para a transformação

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“As pessoas e a cultura são as principais fontes de diferenciação competitiva das organizações e estão no centro do crescimento. À medida que as pessoas reavaliam fundamentalmente suas relações com o trabalho, os líderes têm a oportunidade de fortalecer a cultura olhando além do espaço e do lugar”, disse Ellyn Shook, diretora de Liderança e Recursos Humanos da Accenture. 

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“Ao criar experiências omniconectadas, os líderes colocam os relacionamentos em primeiro lugar e nivelam o campo de atuação para que cada pessoa possa trabalhar em todo o seu potencial de maneiras que funcionem para elas – o que aprofunda a confiança e impulsionar os resultados dos negócios”, afirmou.

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Na prática isso quer dizer que a cultura deve favorecer também um ambiente de inovação e compartilhamento de novas ideias por parte do colaborador. Isso não descarta a ordem com que as coisas são feitas e nem um desvio de autoridade, mas um incentivo para que os colaboradores sintam-se parte da empresa e tragam novas ideias de produto, insights e que essa parceria seja mutual.

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O Business Intelligence (BI), quando aplicado para a gestão de dados dentro da construção civil, é uma ferramenta poderosa que pode transformar significativamente de maneira positiva o gerenciamento das construtoras, além de refinar o controle operacional. O principal objetivo de um BI é reunir, organizar e analisar uma grande quantidade de dados para ajudar na tomada de decisões estratégicas e operacionais, otimizando assim a gestão de recursos e a eficiência dos projetos. Quando falamos de construtoras, sabemos que é uma área bem ampla, que necessita de uma organização eficiente. Existem diversos fatores que devemos ficar atentos no gerenciamento desse segmento, desde controle de estoque, materiais, equipamentos, custos, prazos, entre outros elementos que garantem o bom andamento de uma construção. Contar com um BI também é muito eficaz no monitoramento de uma obra após ser concluída, como, por exemplo, estudo de deterioração, manutenção periódica e assim por diante. Além, é claro, do próprio gerenciamento interno da empresa. Pensando nisso, trouxemos neste artigo cinco benefícios de implementar uma ferramenta de BI para construção civil, seja para controladoria interna ou na consultoria para clientes desta área. 5 Benefícios do BI na Construção Civil 1 - Redução de Erros A precisão do software de BI ajuda a diminuir erros e falhas humanas, promovendo uma gestão mais assertiva, como erros de cálculos, por exemplo. Além disso, ao fornecer insights precisos, os gestores passam a tomar decisões mais informadas e estratégicas. 2 - Economia e Otimização de Recursos O BI auxilia na identificação de desperdícios e gastos excessivos, contribuindo para a melhor utilização de recursos. Isso pode incluir a otimização do uso de materiais, mão-de-obra e equipamentos. Com a análise de dados, é possível identificar padrões de consumo e ajustar o planejamento e a compra de recursos, reduzindo custos e melhorando a eficiência operacional. Com os insights em mãos, o gestor responsável consegue elaborar e encontrar maneiras de planejar e implementar ações que evitem um desperdício da verba ao longo do tempo. 3 - Planejamento Eficiente O uso de dados para análises precisas permite que os gestores planejem seus projetos de forma mais eficaz. O BI apresenta informações que ajudam na organização detalhada de todas as etapas do projeto, desde a concepção até a execução, permitindo que os projetos sejam concluídos mais próximos do prazo estipulado e do orçamento estabelecido. Sabemos que um atraso do fornecedor na entrega de materiais já consegue atrapalhar o andamento de uma construção. Por isso, contar com uma ferramenta que ajuda a antecipar esses riscos é fundamental para a credibilidade de uma construtora. 4 - Aumento da Produtividade A implementação de sistemas de BI também pode aumentar a produtividade de uma equipe, com a geração de relatórios rápidos que permitem que as pessoas envolvidas se concentrem de forma inteligente nas tarefas, melhorando processos, estipulando prazos e aumentando a eficiência operacional. 5 - Controle e Gestão de Desempenho Como os profissionais mais experientes da construção civil já sabem, dificilmente as etapas da construção civil acontecem de forma linear. O BI permite que as construtoras atualizem e façam a manutenção das funções de acordo com a evolução do empreendimento. Além disso, a capacidade de monitorar o desempenho em tempo real facilita a gestão de equipes e projetos. Isso inclui o rastreamento do progresso das obras, a avaliação do desempenho dos trabalhadores e a adaptação rápida às mudanças nas condições do projeto. BI com Inteligência Artificial para facilitar a análise de dados Quando falamos em BI, sabemos que a análise de dados não é uma habilidade que se aprende da noite para o dia. Porém, uma realidade cada vez mais presente no mundo corporativo é a crescente utilização do gerenciamento de dados pelas empresas. Portanto, contar com uma ferramenta de fácil usabilidade e com análises geradas pela Inteligência Artificial (IA) pode auxiliar as empresas a implementar o BI de forma mais rápida. O ‘HubCount BI’ é um verdadeiro facilitador deste processo, pois conta com a IA para levantar os principais insights e serem pontos de partida cruciais para o planejamento estratégico. Além disso, você pode criar quantas variáveis quiser e personalizá-las conforme a sua necessidade. Saiba mais sobre a ferramenta, acesse aqui!
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