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Data Storytelling: o que é e qual sua importância na gestão de dados?

Bruna Dalmas
7/2/2025
4 Min

Já ouviu falar sobre data storytelling? Os dados brutos de uma empresa, por si só, não possuem uma narrativa fácil e tampouco são cativantes. Por isso, a técnica do data storytelling tem sido cada vez mais adotada no meio corporativo, transformando informações gerenciais em histórias envolventes.

Essa técnica combina formatos de visualização de dados, como gráficos e indicadores, com elementos narrativos. O objetivo é prender a atenção e facilitar a compreensão, tornando números complexos algo acessível e atraente.

Para contextualizar, um exemplo de sucesso em data storytelling é a campanha “Wrapped” do Spotify, que desde 2016 usa os dados dos usuários para criar retrospectivas anuais com narrativas envolventes sobre as músicas mais ouvidas, ritmos, e muito mais.

Assim como as pessoas se conectam com suas próprias histórias na campanha anual do Spotify, imagine, no âmbito empresarial, visualizar quais ações têm dado mais certo, quais produtos têm vendido mais, o impacto nos indicadores e a real situação da empresa. É uma forma poderosa de entender e comunicar a performance da empresa.

Em um mundo onde a gestão é cada vez mais guiada por dados, o Business Intelligence (BI) se tornou essencial para a coleta, análise e apresentação de dados. Porém, a habilidade de apresentar esses dados de maneira cativante pode fazer toda a diferença na geração de valor e na tomada de decisões estratégicas.

Para ajudar a transformar a apresentação de seus resultados em algo atrativo, trouxemos neste artigo algumas dicas essenciais que certamente o ajudarão a ter mais assertividade no planejamento, compreendendo os “porquês”.

Além disso, para contadores que atuam com contabilidade consultiva ou profissionais que trabalham com consultoria empresarial, essa técnica pode ser fundamental para impactar os clientes com a qualidade de seus serviços e entregas.
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‍Por que contar uma história com dados?

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O principal motivo de contar uma história com dados é gerar mais valor, trazer um olhar mais humanizado e aumentar o engajamento.

Tudo isso facilita muito a comunicação sobre os indicadores de uma empresa, já que os números se tornam mais palpáveis e a conexão emocional pode contribuir na tomada de decisões ou na implementação de novas ideias e estratégias.

Portanto, gestores que precisam embasar informações para outros setores e demais colaboradores conseguem apresentar os dados sem que pareçam intimidantes.

Da mesma forma, contadores consultores ou profissionais de consultoria empresarial conseguem oferecer melhores direcionamentos, especialmente para clientes que não possuem uma formação analítica.

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Como criar um Data Storytelling relevante?

Seja claro e conciso


O principal objetivo do data storytelling é facilitar a compreensão. Portanto, use uma linguagem clara e concisa, evitando termos muito técnicos.

Pense também nas informações que realmente façam sentido naquele momento, selecionando gráficos e indicadores relevantes e fazendo analogias sempre que possível para "traduzir" os dados.

Essa técnica costuma ser muito utilizada quando um gestor precisa implementar melhorias em outro departamento, por exemplo, pois contextualiza os dados com referências representativas.

Ressalte os insights

Conforme mencionamos acima, um ponto importantíssimo é sempre levantar os ‘porquês’ dos indicadores e seus respectivos direcionamentos ou causas.

Em outras palavras, explique por que a empresa está com determinado indicador e o que pode ser feito a respeito. Quais ações devem ser tomadas em relação aos índices ruins e quais devem ser mantidas devido aos índices positivos.

O importante é que todos tenham clareza sobre o que está dando certo, o que precisa ser melhorado e quais ações devem ser executadas a partir desses insights. 

Combine palavras com imagens

Ao mesmo tempo em que queremos facilitar a interpretação para o público, também queremos destacar as informações que precisam de maior atenção. Portanto, apresente dados com textos e imagens para proporcionar uma maior contextualização.

Use e abuse de gráficos e indicadores que tornem a experiência mais visual, apontem as principais tendências e tragam embasamento histórico. Isso vai fazer toda a diferença no seu data storytelling.

Dê um toque de emoção

Não fique com receio de utilizar elementos emocionais em sua narrativa. Conte histórias reais, traga exemplos concretos e enfatize os esforços específicos por trás de alguns resultados alcançados. Uma narrativa emocionalmente envolvente pode tornar os dados mais memoráveis e impactantes, ajudando a criar uma conexão mais profunda.

Isso gera gatilhos de motivação para a equipe, inspira gestores a melhorarem suas estratégias e encoraja clientes a aprimorar sua gestão.

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‍Ferramenta para Data Storytelling

‍Agora, você pode estar pensando: "Com que tempo vou contar histórias sobre os dados se ainda preciso analisar gráficos, entender a situação financeira da empresa e levantar insights dos indicadores?

Existe um fator chave para obter esse sucesso: o HubCount BI!

Contar com uma solução de Business Intelligence (BI) como a nossa facilita muito o seu trabalho, já que ela faz integração com diferentes sistemas contábeis, financeiros, eSocial, gestão de tarefas, marketing e muito mais.

Basicamente, você terá na facilidade da sua tela um dashboard completo com todas as informações necessárias para tomar decisões mais estratégicas e baseadas em dados.
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E a cereja do bolo é a nossa Inteligência Artificial (IA), que gera análises e relatórios completos de forma automática e escrita, apontando o significado dos gráficos e indicadores com apenas um clique!

Outro fator de destaque é que ela também possui a função de mudar o ‘humor’ das análises, permitindo que você faça narrativas em um tom mais leve.

Essa é a melhor maneira de obter um panorama 360° da sua empresa com agilidade e eficiência.

Além disso, o HubCount BI possui um recurso chamado HubSlides, onde você pode criar apresentações dinâmicas, com gráficos extraídos diretamente do BI, sem precisar copiar e colar gráficos, como é feito no PowerPoint.

Ou seja, seu tempo poderá ser utilizado da forma mais estratégica possível!

E você pode conhecer tudo isso na prática!

Solicite uma demonstração gratuita e descubra a nossa ferramenta de Business Intelligence que vai alavancar seu negócio e suas apresentações de resultados!

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