• Solução para
    • SETORES
      • Analista de Dados
        Sua análise começa no comando certo. Dashboards inteligentes, ambiente self-service e decisões orientadas por dados.
      • Consultor de BI
        Consultor de BI alta performance para seus projetos, sem complexidade técnica.
      • Serviços
        Dados integrados para decisões estratégicas e operacionais.
      • Empresa de Software
        A solução de BI escalável para os seus clientes - e receita recorrente para sua empresa.
      • Controladoria/FP&A
        Assuma o volante da estratégia com dados e análises que movem o negócio.
      • Escritórios Contábeis
        Vá além das obrigações: entregue inteligência de negócio.
      • Comércio
        Domine cada decisão comercial com base em dados confiáveis.
      • Indústrias
        Transforme sua operação em uma máquina previsível, eficiente e orientada por dados.
  • Produtos
    • Produtos
      • HubCount BI
        Dashboard acessível quando e onde estiver, para uma visão 360º dos dados da sua empresa.
      • BI Studio
        Ferramenta desktop que conecta sua fonte de dados sem complexidade.
      • HubCount IA
        Função I.A para criação de dashboards, gráficos e insights com rapidez.
    • Decisões impulsionadas
      por KPIs prontos

      Acesse painéis personalizáveis ​​para cada métrica-chave. Exporte gráficos para slides com um único clique..

      Ver todos os produtos
  • Recursos
Sistemas e tecnologia

5 Desvantagens de usar um estagiário para automatizar processos

Ariel Francisco
07.02.2025
7 min

O mercado contábil tem passado por diversas transformações e mudanças significativas nas últimas décadas. A mais importante delas, sem dúvida, é a desburocratização dos processos e automação. Essa mudança no setor provocou uma disruptura nas operações dos escritórios, mas por outro lado incentivou várias práticas, uma delas é adaptar ou contratar um estagiário para “automação” dos processos repetitivos dentro do escritório.
‍
Quantas pessoas da equipe eu preciso direcionar nessa operação? Qual a melhor maneira? Quais os custos? A necessidade de expandir as operações de uma contabilidade pode gerar uma grande dor de cabeça quando os recursos não são bem utilizados ou quando não se possui uma ferramenta de automação que sustente toda demanda do seu escritório. 

De fato: se a pergunta é crescimento e aceleração, a primeira coisa que vem à mente é “como vou conseguir atender todos os clientes com rapidez e sem retrabalho?”. Por isso é cada vez mais necessário saber a melhor maneira de implantar a cultura da automação, quais recursos usar, como delegar as tarefas para automatizar os processos em um escritório para crescer exponencialmente. 

Nesse artigo vamos falar sobre as desvantagens de utilizar um estagiário como “motor” de automação em um escritório e discutir as vias para solucionar esse dilema. Porém, vale lembrar que não queremos desestimular a contratação desse profissional, a proposta é mostrar o que você precisa levar em consideração na hora de transformar esse profissional em um “robô humano”.
‍

1 - O barato que sai caro
‍

“Como não tenho recurso para contratar uma ferramenta de automação, vou delegar para o estagiário executar as tarefas”. Essa e outras mensagens fazem parte de um grupo de justificativas para não contratar uma ferramenta, mas será que tem fundamento?

A primeira pergunta que devemos fazer quando vamos implantar uma ferramenta de automação de processos é o quanto você quer crescer. A resposta para essa dúvida irá te nortear para começar a delegar funções dentro do seu escritório contábil ou empresa. Saber delegar e organizar os processos para que eles aconteçam automaticamente sem retrabalhos, é crescer. A segunda coisa que você deve levar em consideração é o custo de um estagiário. 

Antes de falar sobre isso, é importante lembrar que nem todo estágio que a formação oferece são iguais. Existem dois tipos, o estágio remunerado e o não remunerado, vamos falar sobre a diferença de cada um deles:

Estágio remunerado:  É também conhecido como estágio não obrigatório. Muitos estudantes fazem essa opção para ter uma renda e começar a se inserir no mercado de trabalho. Essa modalidade de estágio permite que o estudante receba por hora trabalhada e realize a atividade profissional opcionalmente.

A grande vantagem dessa opção é que, apesar de não ter vínculo CLT, esse “funcionário” é mais barato que os outros profissionais, mesmo não sendo mais barato em relação às operações. Além disso, exige tempo para contratação, treinamento e gestão, férias, seguro contra acidentes, VR/VT e  alguns outros custos. 

Estágio não-remunerado: Essa é a fase em que o estudante deve possuir uma carga mínima de experiência no mercado para ser aprovado. Nessa fase o contratante não precisará arcar com o custo da folha do estagiário. A vantagem é que, com um estudante comprometido, você conseguirá realizar tarefas menos complexas sem grandes problemas. A desvantagem é que você não terá o mesmo comprometimento ou grau de responsabilidade que um funcionário efetivado, portanto vai necessitar sempre de supervisão. 


2 - Custo de oportunidade na automação 


O grande dilema na hora de inserir um estagiário nas operações de uma empresa é o custo da oportunidade. O custo de oportunidade é um princípio de cálculo do quanto você está perdendo caso tome uma decisão. É uma relação direta entre escolha e escassez. 

Imagine o seguinte cenário: um escritório contábil decide que, por ter muitos trabalhos manuais, está na hora de contratar um estagiário para ficar encarregado de todas as demandas manuais e repetitivas. Então esse escritório logo trata de procurar algum profissional para essa vaga e contratam um estudante. 

Entre todos os treinamentos e alinhamento de expectativas, o jovem estagiário começa a realizar suas primeiras demandas e atividades. Então surgem os primeiros erros manuais. Logo depois, uma outra pessoa fica encarregada de cuidar da qualidade do que é executado pelo estagiário. 

Nesse cenário bem simples, é possível ver o caminho natural de muitos escritórios. Ao buscar um estagiário para executar algumas tarefas manuais, não percebe que algumas atividades repetitivas levam a exaustão e acaba desperdiçando um talento em um processo moroso. O plano original era contratar um estagiário, agora são dois ou três profissionais monitorando a qualidade e tentando garantir escala. Isso tudo se levar em conta poucos clientes, ao incluir vários clientes nesse processo, o gerenciamento fica impossível. 

O custo de oportunidade diz que, ao recusar uma escolha rentável, estamos perdendo dinheiro na operação. Com isso, não é muito difícil perceber que a escolha de um estagiário para executar os trabalhos mais automatizados e repetitivos, no fim das costas, acarreta em mais custos operacionais e demanda pessoal no processo. 

3 - Multas e retrabalho


Trabalho manual geralmente é acompanhado de erros manuais. O fato é que seres humanos não são robôs, e não tem problema nenhum nisso. Reconhecemos que as ferramentas de automação, muito mais que ferramentas, são o braço direito de todo profissional. Uma das mensagens mais comuns que recebemos desde o começo das operações da HubCount é a quantidade de erros e retrabalho dentro do escritório e procuram uma ferramenta para sanar esse problema. 

Esse é o grande desafio, corrigir as falhas que poderão acontecer na operação e evitar riscos financeiros. Um imposto pago de forma errada pode ocasionar multas e muitos outros transtornos para a empresa. É claro que, em muitos casos, o profissional que está estagiando é comprometido e atento, mas o conhecimento e a prática adquirida de mercado são insuficientes para executar aquela demanda e resolver problemas com autonomia. 

Por outro lado, os seres humanos são incríveis em usar a criatividade e capacidade analítica para gerar insights, gerar novas fontes de receita e melhorar o relacionamento com o cliente. Os robôs não são bons nessas tarefas. Entender isso é uma maneira de potencializar o que há de melhor em cada um dos casos. 
‍

4 - Contabilidade Consultiva


Outro aspecto fundamental em uma contabilidade é a capacidade de gerenciar seus clientes, se relacionar com eles e entregar valor. Isso garante que um escritório de contabilidade possa prestar um serviço personalizado e crescer de maneira exponencial. O principal vilão de um escritório de contabilidade hoje são os complexos processos burocráticos, impedindo o contador de fazer atividades realmente importantes. 

A grande desvantagem de alocar um estagiário para executar essas demandas é que surge um novo atributo de verificação das informações contidas. É claro, se sua contabilidade prefere atender poucos clientes, talvez essa preocupação não faça sentido, mas, à medida que um escritório escala, fica cada vez mais difícil delegar apenas para uma pessoa, sendo necessário alocar mais pessoal. 


5 - A visão de empreendedor

 

Uma das características mais marcantes de profissionais que se destacaram na sua carreira foi a capacidade de iniciativa e visão desde muito cedo. É claro que nem todos precisam ser o Bill Gates, mas existe uma habilidade que está ficando cada vez mais rara que é a mentalidade empreendedora. É essa vontade de executar as tarefas da melhor forma, com o menor risco e utilizando poucos recursos. 

Algumas empresas incentivam seus funcionários a ter essa postura diante dos problemas de um escritório. Seja o sistema de meta semana ou gratificação, sempre é possível tentar extrair o melhor do funcionário efetivado. Talvez um estagiário dê conta de alguns dos processos manuais do seu escritório. Mas até quanto? Quantos clientes você vai poder atender no máximo até precisar contratar outro?

Preparar sua contabilidade para crescer e ser mais competitiva envolve aspectos como escalabilidade e confiança nos processos, o que são características trazidas pela automação.

Como vimos, um estagiário pode ser sim uma vantagem muito interessante para um escritório contábil ou empresa que deseja escalar, mas pode ser mal utilizado em casos de automação. Os problemas de retrabalho, lentidão nos processos e alguns outros, são decorrentes de complexos sistemas burocráticos e engessados.


Quer saber como acelerar os processos dentro do seu escritório contábil e aproveitar melhor os recursos disponíveis? Clique aqui e solicite uma demonstração com um de nossos especialistas.

Últimos posts

No items found.

Tags

No items found.

Newsletter

Inscreva-se e receba novidades sobre tecnologia contábil no seu e-mail:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Publicações recentes

Gestão financeira
5 min

5 dicas para fugir do fluxo de caixa negativo

Descubra 5 estratégias para evitar o fluxo de caixa negativo na sua empresa. Garanta uma gestão financeira eficiente e saudável.

Contabilidade Consultiva
6 min.

5 características de uma contabilidade antifrágil

O termo antifrágil foi descrito pelo autor libanês Nassim Nicholas Taleb no livro Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos, como algo que se beneficia do ambiente desfavorável.

Inteligência de Negócios
5 Min

5 dicas para adaptar sua empresa às mudanças do mercado

Descubra como adaptar sua empresa às rápidas mudanças do mercado com 5 dicas práticas. Saiba como usar dados, práticas ESG e a importância do BI para a transformação.

Contabilidade Consultiva
5 Min

5 características do contador do futuro

Descubra as 5 principais características do contador do futuro e como se preparar para as mudanças no mundo da contabilidade. Veja nossas dicas para se manter relevante e competitivo no mercado em constante evolução tecnológica!

Inteligência de Negócios
5 Min

5 benefícios de aplicar Business Intelligence na construção civil

O Business Intelligence (BI), quando aplicado para a gestão de dados dentro da construção civil, é uma ferramenta poderosa que pode transformar significativamente de maneira positiva o gerenciamento das construtoras, além de refinar o controle operacional. O principal objetivo de um BI é reunir, organizar e analisar uma grande quantidade de dados para ajudar na tomada de decisões estratégicas e operacionais, otimizando assim a gestão de recursos e a eficiência dos projetos. Quando falamos de construtoras, sabemos que é uma área bem ampla, que necessita de uma organização eficiente. Existem diversos fatores que devemos ficar atentos no gerenciamento desse segmento, desde controle de estoque, materiais, equipamentos, custos, prazos, entre outros elementos que garantem o bom andamento de uma construção. Contar com um BI também é muito eficaz no monitoramento de uma obra após ser concluída, como, por exemplo, estudo de deterioração, manutenção periódica e assim por diante. Além, é claro, do próprio gerenciamento interno da empresa. Pensando nisso, trouxemos neste artigo cinco benefícios de implementar uma ferramenta de BI para construção civil, seja para controladoria interna ou na consultoria para clientes desta área. 5 Benefícios do BI na Construção Civil 1 - Redução de Erros A precisão do software de BI ajuda a diminuir erros e falhas humanas, promovendo uma gestão mais assertiva, como erros de cálculos, por exemplo. Além disso, ao fornecer insights precisos, os gestores passam a tomar decisões mais informadas e estratégicas. 2 - Economia e Otimização de Recursos O BI auxilia na identificação de desperdícios e gastos excessivos, contribuindo para a melhor utilização de recursos. Isso pode incluir a otimização do uso de materiais, mão-de-obra e equipamentos. Com a análise de dados, é possível identificar padrões de consumo e ajustar o planejamento e a compra de recursos, reduzindo custos e melhorando a eficiência operacional. Com os insights em mãos, o gestor responsável consegue elaborar e encontrar maneiras de planejar e implementar ações que evitem um desperdício da verba ao longo do tempo. 3 - Planejamento Eficiente O uso de dados para análises precisas permite que os gestores planejem seus projetos de forma mais eficaz. O BI apresenta informações que ajudam na organização detalhada de todas as etapas do projeto, desde a concepção até a execução, permitindo que os projetos sejam concluídos mais próximos do prazo estipulado e do orçamento estabelecido. Sabemos que um atraso do fornecedor na entrega de materiais já consegue atrapalhar o andamento de uma construção. Por isso, contar com uma ferramenta que ajuda a antecipar esses riscos é fundamental para a credibilidade de uma construtora. 4 - Aumento da Produtividade A implementação de sistemas de BI também pode aumentar a produtividade de uma equipe, com a geração de relatórios rápidos que permitem que as pessoas envolvidas se concentrem de forma inteligente nas tarefas, melhorando processos, estipulando prazos e aumentando a eficiência operacional. 5 - Controle e Gestão de Desempenho Como os profissionais mais experientes da construção civil já sabem, dificilmente as etapas da construção civil acontecem de forma linear. O BI permite que as construtoras atualizem e façam a manutenção das funções de acordo com a evolução do empreendimento. Além disso, a capacidade de monitorar o desempenho em tempo real facilita a gestão de equipes e projetos. Isso inclui o rastreamento do progresso das obras, a avaliação do desempenho dos trabalhadores e a adaptação rápida às mudanças nas condições do projeto. BI com Inteligência Artificial para facilitar a análise de dados Quando falamos em BI, sabemos que a análise de dados não é uma habilidade que se aprende da noite para o dia. Porém, uma realidade cada vez mais presente no mundo corporativo é a crescente utilização do gerenciamento de dados pelas empresas. Portanto, contar com uma ferramenta de fácil usabilidade e com análises geradas pela Inteligência Artificial (IA) pode auxiliar as empresas a implementar o BI de forma mais rápida. O ‘HubCount BI’ é um verdadeiro facilitador deste processo, pois conta com a IA para levantar os principais insights e serem pontos de partida cruciais para o planejamento estratégico. Além disso, você pode criar quantas variáveis quiser e personalizá-las conforme a sua necessidade. Saiba mais sobre a ferramenta, acesse aqui!

Inteligência de Negócios
5 Min

4 tipos de análises para aplicar na empresa e ter mais resultados

Aprenda como aplicar 4 tipos de análise de dados: descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva. Saiba como usar para otimizar sua empresa, melhorar a tomada de decisão estratégica e aumentar seus resultados.

Vendas e Crescimento
7 minutos

4 motivos para você investir no Onboarding da sua contabilidade

O processo de onboarding na contabilidade fortalece a parceria, ajuda a apresentar valor e a reter seus clientes em relações duradouras. Confira os principais passos para aplicar no seu escritório contábil!

Contabilidade Consultiva
6 min

4 formas de melhorar o atendimento ao cliente contábil

Inteligência de Negócios
5 Min

4 motivos para abandonar as planilhas no gerenciamento de dados

Descubra por que as planilhas não são mais a melhor escolha para gerenciar dados em sua empresa. Veja 4 motivos para buscar alternativas avançadas e tecnologia de Business Intelligence.

Previous
Próximo

Chegou a hora de desbloquear todo o potencial do seu negócio!

Solicitar uma demonstração grátis!
Setor da Empresa
Já usa ferramenta de BI?
Ao continuar, você concorda com nossa Declaração de Privacidade.
Obrigado! Em breve, entraremos em contato! 
Oops! Verifique os campos e tente novamente
  • Soluções para
  • Analista de Dados
  • Consultor de BI
  • Empresa de Software
  • Escritórios Contábeis
  • Controladoria e FP&A
  • Produtos
  • HubCount BI
  • BI Studio
  • HubCount IA
  • Planos
  • Preços
  • Contato
  • Teste grátis
  • Empresa
  • Quem somos
  • Carreiras
  • Blog
  • Termos de LGPD
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Comunicado DPO
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Copyright © 2025 HubCount. Todos os Direitos Reservados.