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Vendas e Crescimento

3 alertas de que seu escritório não está preparado para o novo consumidor

Ariel Francisco
October 3, 2025
5 min

Pode ser que o seu escritório contábil já tenha passado por momentos gloriosos, onde você conquistou muitos clientes e via os resultados expressivos. Mas existe a possibilidade do seu escritório nunca ter passado por momentos assim, seja por causa da carteira de clientes, dificuldade nos processos ou falta de dados na tomada de decisão.

A verdade é que, não importa se seu escritório viveu anos memoráveis ou é um potencial a ser atingido, existem práticas que você precisa se adequar para se adequar ao novo consumidor. 

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O que você vai encontrar:
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1. Ausência de uma área comercial

2. Ineficiência nos processos

3. É preciso transmitir valor a seu cliente

4. Seja mais que um contador, seja um empresário


Tenho certeza que a escala é a sua principal meta. Mas precisamos entender o que impede o seu escritório contábil de crescer e atingir níveis como os das grandes empresas de contabilidade. Por isso, falarei neste artigo sobre 3 alertas de que seu escritório precisa de ferramentas de automação para deixar de ser um potencial e se tornar uma potência. 

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1. A ausência de uma área comercial

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Deixa eu te fazer uma pergunta sincera: Você confia no serviço que a sua contabilidade oferece hoje? A resposta natural é “claro que sim”, mas na prática as coisas podem ser um pouco diferentes.
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Apesar de isso parecer óbvio, muitos contadores não tratam a sua empresa contábil como uma empresa de verdade. Parece que é somente um escritório onde há o preenchimento de planilhas e emissão de guias. Porém sabemos que a sua contabilidade é muito mais do que isso. Como é que os empresários saberão o que a sua contabilidade pode oferecer, se você não chegar até eles?
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2. Ineficiência nos processos manuais
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Se eu te pedisse para fazer uma lista dos processos manuais que existem no seu escritório contábil hoje, provavelmente seria uma lista imensa, não é verdade? Isso porque, apesar das diversas "melhorias" que surgiram no decorrer dos anos para os processos de contabilidade, muitos deles continuam iguais.
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Muitos contadores elaboram os gráficos de balancete de maneira manual, colocando diversas razões contábeis em uma planilha, para gerar comparativos, insights, indicadores e outras informações relevantes. Neste caso, há um risco ENORME de falha humana. Uma informação preenchida incorretamente nesse relatório pode comprometer toda a interpretação dos resultados.
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Há também a conferência das mensagens enviadas pela Receita na caixa de cada um dos clientes no e-Cac. E não são poucas mensagens, afinal você precisa entrar diversas vezes no portal para poder conferir as mensagens de cada CNPJ. O risco de perder um prazo de um termo de intimação, por exemplo, é enorme. Seus clientes já devem ter perdido diversos, não é? Quantas multas eles tiveram que pagar por causa disso? 
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É hora de pôr fim aos riscos
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Todas essas atividades exigem um criterioso cuidado para que não seja causado nenhum ônus aos clientes que você atende. Mas, como diz o ditado, errar é humano. Porém, na contabilidade, esses erros custam muito caro. Se existe ineficiência em todos esses processos, a solução óbvia é arrumar uma forma para que esses erros não aconteçam. Isso só é possível através da automação contábil. Além de ganhar produtividade, uma plataforma de automação elimina os erros que geralmente acontecem no preenchimento de informações manuais e nas consultas manuais aos portais do governo.
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Consequentemente, um escritório contábil consegue ser ainda mais consultivo, estratégico e efetivo em suas entregas, o que eleva a qualidade do serviço prestado às empresas e seu exponencial crescimento. Você quer ver a sua empresa crescer? Automatize os processos no seu escritório e comprove por si mesmo a diferença no dia-a-dia da sua contabilidade.
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3. É preciso transmitir valor ao seu cliente
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Uma situação que é constante e que, ao mesmo tempo, é indesejável, é o fato de que muitas vezes o cliente não valoriza o trabalho dos contadores. Você já deve ter passado por isso algumas vezes. O cliente só sabe pedir, mas nunca reconhece o trabalho que você tem para "deixar a casa em ordem" para ele. Mas o problema está em se acomodar com esse fato.
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E como mudar esse paradigma para que o cliente deixe de pensar que você é somente o emissor de guias da empresa dele? É preciso ir além. É preciso entregar valor ao seu cliente. E isso somente é possível através de uma contabilidade consultiva.
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Mas você não conseguirá oferecer esse tipo de contabilidade enquanto continuar dependente dos mesmos métodos adotados desde o século passado. Você precisa mostrar ao cliente que sabe onde estão as principais dificuldades fiscais, contábeis e financeiras de sua empresa, e então apresentar um diagnóstico com um plano de ação para sair dessa situação.
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Mais do que um contador, seja um empresário
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Um ponto extremamente importante para elevar o nível da sua contabilidade e levá-la ao crescimento está relacionado diretamente a sua postura dentro do mercado. Afinal, quando os clientes olham para você, eles te enxergam somente como contador, ou seja, como aquele que é responsável simplesmente pela contabilidade? Ou seus clientes te enxergam como um parceiro de negócios, como um verdadeiro empresário, capaz de observar o mercado e que sabe como oferecer sugestões e soluções para tornar sua empresa mais lucrativa e competitiva?
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Essa imagem faz total diferença. Eu não quero dizer aqui que você deve abandonar tudo aquilo que está diretamente relacionado à função que você exerce. O que eu quero dizer é que, se você agir somente como contador, você pode correr o risco de não se destacar no mercado. Pense bem nas referências que você têm de gestor contábil. Certamente eles agem e se posicionam como empresários. Graças a isso, suas empresas conseguem ser relevantes na área de contabilidade. Eles conseguem se destacar e trazer clientes para dentro. É por isso que insisto que você mude a sua percepção a respeito de si mesmo. 
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Mostre que você sabe do que está falando. Mostre que você conhece o mercado. Mostre que você pode, sim, entregar mais do que muitas contabilidades que estão por aí. Gestores de grandes empresas querem olhar nos olhos do empresário contábil e saber que pode contar com ele. Seja você este empresário!
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Quer saber mais sobre como se tornar um contador consultivo e implementar ferramentas que vão te permitir crescer de uma vez por todas? Clique aqui e fale com um de nossos consultores. 


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