Chegou a hora de desbloquear todo o potencial do seu negócio!

Estamos acompanhando como o Business Intelligence (BI) tem ocupado cada vez mais espaço dentro das empresas.
A ferramenta, antes inacessível e restrita a especialistas, agora permite que gestores de diferentes áreas acessem dados estratégicos com facilidade, principalmente com o avanço da Inteligência Artificial.
Em 2026, a tendência é que o BI seja ainda mais automatizado, acessível e integrado. A forma como coletamos, analisamos e interpretamos dados está evoluindo rapidamente, e quem acompanhar essas mudanças vai conseguir antecipar oportunidades, reduzir erros e ter uma visão muito mais clara do negócio.
Neste artigo, trouxemos 5 tendências do Business Intelligence em 2026 para ajudar você a preparar suas estratégias e fortalecer a gestão da sua empresa.
.png)
Durante um certo tempo, vimos o BI como uma ferramenta de dashboards, gráficos e análises com um acesso exclusivo a especialistas. Mas o certo era que toda a empresa, independente do seu porte, pudesse acessar seus dados, entender o cenário e tomar decisões.
Em 2026, a grande virada será o “hands-free”, ou em portugues “mãos livres”, em que boa parte do processo manual (como o próprio nome diz) está automatizada, tornando a análise de dados algo possível para além dos cientistas de dados.
Com o avanço dos grandes modelos de Inteligência Artificial, das interfaces conversacionais e dos assistentes analíticos, imagine: você pergunta ao sistema “onde está nosso maior risco no mês que vem?” e ele já entrega um relatório, sugere ações e aponta onde você deve melhorar.
Esse movimento é apontado como uma das maiores tendências de data analytics em que as plataformas se tornam mais autônomas executam parte dos processos de negócios.
Entrando em questões mais globais, em 2026 também será cada vez maior a preocupação com a eficiência dos sistemas de BI, o consumo de recursos e o impacto ambiental.
Com o uso crescente da Inteligência Artificial nos processos de análise, surge uma nova preocupação: como usar tecnologia de forma sustentável.
Estima-se que a IA possa consumir mais energia do que toda a força de trabalho humana. Isso se não houver práticas conscientes.
Por isso, uma das tendências para 2026 é o foco em eficiência e responsabilidade digital, usando ferramentas que entregam alto desempenho sem desperdiçar recursos.
Um dos maiores desafios das empresas ainda é ter informações espalhadas: uma parte no sistema contábil, outra em planilhas, outra no CRM, e por aí vai.
Em 2026, o foco do BI será organizar tudo isso em um só ambiente, para que os dados conversem entre si e contem uma história completa.
Essa tendência vem sendo fortemente nos últimos anos por ser a principal dor de muitas empresas. Muitos negócios estão investindo em plataformas que reúnem todas as fontes de informação em um único lugar, criando o que chamam de “fonte única da verdade”.
Na prática, isso significa que:
Isso quer dizer:

Com o BI sendo usado para decisões estratégicas, não dá para brincar com qualidade, confiabilidade e rastreabilidade.
Por isso, uma das grandes tendências do BI em 2026 é a governança de dados e, mais ainda, a linhagem ponta-a-ponta (quem produziu, quando, como, para que).
Na prática:
Inevitável não entender o poder de um BI, mesmo que sozinho, ou de uma IA isoladamente. Agora vem a convergência. Em 2026, o grande diferencial será a colaboração entre BI + IA.
Plataformas que detectam inconsistências, fazem predições, reagem automaticamente conforme os dados fluem está se tornando algo comum.
Na prática:
O mundo corporativo está cada vez mais orientado por dados e resultados. Empresas que não se adaptarem a essa realidade tendem a perder espaço para as que já enxergam o poder da inteligência analítica.
E é exatamente aí que o HubCount BI Studio se destaca: ele entrega facilidade em uma tecnologia robusta, eficiente e segura, acessível para profissionais de diferentes níveis de conhecimento técnico.
Com ele, é possível criar análises, gráficos, apresentações e dashboards completos apenas conversando com a Inteligência Artificial.
Os benefícios são claros para todos os lados:
Com o HubCount BI Studio, você leva a análise de dados a outro nível:
✅ Conecta com diversas fontes de dados (planilhas, ERPs, eSocial, Sistemas de diferentes áreas, APIs, e mais!);
✅ Cria dashboards completos através de prompts;
✅ Gera gráficos precisos e personalizáveis, conforme sua necessidade;
✅ Produz relatórios e análises automáticas com base nos dados do sistema;
✅ Conta com um assistente de negócios inteligente, que responde perguntas e interpreta informações em segundos;
✅ Cria apresentações completas com apenas alguns comandos, sem precisar copiar, colar ou redigir manualmente.
Quer ver na prática?
