Chegou a hora de desbloquear todo o potencial do seu negócio!
.png)
Muitas pessoas acreditam que contabilidade é tudo igual. Mas, quando se trata de gerar valor, as diferenças entre uma contabilidade focada no fiscal e outra com olhar estratégico são gritantes.
E esse conceito se aplica, inclusive, nos relatórios contábeis, como a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Enquanto a DRE Contábil atende às exigências legais e tributárias, a DRE Gerencial é construída com foco na análise de dados, indicadores chave de desempenho e apoio à gestão financeira.
Ambas são de extrema importância para os negócios, e cada uma contribui de forma diferente para a gestão e a tomada de decisões.
Porém, ainda é muito comum ver escritórios contábeis e áreas de controladoria focando apenas no lado fiscal da DRE. Infelizmente, quando isso acontece, grandes oportunidades de crescimento acabam sendo ignoradas.
Neste artigo, você vai entender os impactos de elaborar relatórios mais estratégicos para a gestão. Mas, antes disso, vale reforçar o básico:
Baixe o eBook: 10 Indicadores Essenciais para Análise de uma Empresa
A DRE Contábil (também chamada de DRE Fiscal) é, acima de tudo, uma exigência legal.
Prevista na Lei nº 6.404/76 (Lei das S.A.), ela deve seguir os padrões para o fechamento fiscal e demonstrar os resultados financeiros de forma clara para atender às necessidades de investidores, órgãos reguladores e outras partes interessadas.
É usada principalmente para fins tributários, societários e legais.
Seus dados incluem:
Já a DRE Gerencial é flexível. Ela adapta a estrutura do relatório à realidade da empresa, permitindo classificações diferentes por centros de custos, áreas de negócio, produtos, unidades ou até projetos.
Não precisa seguir um modelo legal, mas precisa fazer sentido para a análise interna.
Sua principal função é auxiliar na gestão financeira e análise de desempenho do negócio.
A DRE Gerencial pode:
Em outras palavras, ela responde perguntas que o time de gestão precisa para tomar decisões inteligentes.
Muitos escritórios contábeis ou empresas ainda trabalham apenas com a DRE Contábil, apenas por ser uma obrigação legal. Sabe aquela ideia de fazer algo porque é necessário?
Pois é, mas isso, na prática, é um erro estratégico.
A DRE Contábil cumpre seu papel: garante que tudo esteja dentro das normas e em conformidade com o Fisco, mas ela não é tão focada em apoiar decisões de gestão, embora deva ser incluída nesse processo.
Já a DRE Gerencial tem exatamente esse objetivo. Ela é construída para entregar inteligência, detalhamento e apoio à análise.
Imagine um restaurante com várias unidades. No DRE Fiscal, o resultado é positivo, apontando que a empresa mostra lucro.
Porém, ao analisar a DRE Gerencial, com o detalhamento por centro de custo, fica evidente que uma das filiais opera com prejuízo. Esse problema não aparece na DRE Contábil, que apresenta os dados consolidados.
Ou seja, sem uma visão gerencial, a empresa segue alimentando um problema relativamente invisível, que aos poucos compromete a margem do todo.
Dentro das empresas, a DRE Gerencial é uma peça fundamental. Quando bem apresentada, com apoio de dashboards e relatórios gráficos, ela transforma os números em decisões, facilitando a visualização do verdadeiro cenário da empresa.
Para os contadores que, muitas vezes, estão acostumados a fazer apenas o exigido pelo fisco, essa pode ser uma grande virada de chave. Existe aí uma oportunidade real de oferecer um diferencial estratégico e gerar mais valor com os clientes.
Ao apresentar não só os dados fiscais, mas também análises personalizadas, o contador passa a ser visto como um parceiro de negócios. Ou seja, deixa de ser apenas um emissor de guias e assume um papel de protagonismo (podendo cobrar mais por isso).
A DRE Gerencial é um radar poderoso para lideranças, fazendo com que a empresa comece a trabalhar com metas mais realistas e embasadas.
Com ela, gestores conseguem:
Você pode montar uma DRE Gerencial com base no plano de contas da empresa, adaptando à realidade de gestão.
Alguns pontos que devem ser definidos:
Lembre-se: a forma como os dados são organizados determina o valor estratégico que eles entregam.
O HubCount BI é a solução ideal para transformar dados em decisões estratégicas. Ele faz integração com mais de 100 ERPs no mercado, sistemas financeiros, eSocial e muito mais, centralizando as informações contábeis e gerenciais em um único lugar.
Com essa ferramenta, você tem acesso a uma visão aprofundada da performance da empresa. Assim, você pode monitorar dados, gerar relatórios automáticos com Inteligência Artificial e consultar dashboards interativos sempre que necessário.
O HubCount BI oferece suporte para controllers e gestores tomarem decisões mais assertivas, sempre baseadas em dados reais.A solução também é extremamente poderosa para contadores que desejam oferecer um serviço diferenciado de contabilidade consultiva, com maior impacto visual e geração de valor para seus clientes.
Se você busca otimizar processos, aprimorar a gestão financeira e agregar valor estratégico ao seu negócio, o HubCount BI é a ferramenta certa para alcançar esses objetivos.
E você pode ver tudo isso em uma demonstração gratuita!
Solicite aqui!